Implantação Trem Turístico e Museu Ferroviário avança

Divulgação

Recolocação dos trilhos na antiga estação ferroviária / Foto: Jônatas de Camargo

A implantação do Trem Turístico e Museu Ferroviário está próxima de se tornar realidade em Rio Claro. A informação é da vereadora Maria do Carmo Guilherme, autora do requerimento que abriu caminho para a recolocação dos trilhos na área central.

>>> OAB lança abaixo-assinado pela reativação do trem

Funcionários da Rumo, empresa que assumiu a administração da malha ferroviária no lugar da América Latina Logística (ALL), confirmaram a recolocação de 100 metros de trilhos na antiga estação ferroviária, na Rua 1, entre as Avenidas 2 e 3. “Foram cinco anos de árduas lutas. A realização do sonho está próxima”, comentou Maria do Carmo ao enfatizar o apoio do prefeito Du Altimari e da equipe da Secretaria Municipal de Turismo.

A iniciativa de Rio Claro, ação conjunta entre a Prefeitura e Câmara Municipal, conta com apoio da Associação Brasileira para a Preservação da Ferrovia (ABPF) através do coordenador Éder Schnetzler. Ao defender a proposta, Maria do Carmo externou, através do Plenário do Legislativo, que Rio Claro foi um dos berços das estradas de ferro no Brasil. “Em nossa cidade funcionam duas oficinas ferroviárias para a recuperação de vagões”, enfatizou a vereadora ao divulgar que no próximo dia 26, domingo, será realizada uma missa e exposição para marcar o Dia do Ferroviário.

Em 2013, durante o ciclo de palestras sobre memórias ferroviárias ocorreu passeio de trem entre Rio Claro e Santa Gertrudes, que contou com seminários sobre Trens Turísticos – Memórias Ferroviárias, além de tratar da viabilidade deste tipo de turismo no País e da preservação da memória ferroviária. Desde então, legislativo e membros da ABPF pleiteiam a instalação de um trem turístico na cidade.

Em 2014, durante solenidade na Avenida 13, com a Francisco Conde Matarazzo, autoridades participaram do ato que marcou a devolução oficial de cerca de um quilômetro de trilhos que foram, na última semana, colocados na antiga Estação Ferroviária da Rua 1, Centro da cidade.

Redação JC: