Guarda Mirim de Rio Claro completa 54 anos neste sábado

Ednéia Silva

A Guarda Mirim de Rio Claro completa 54 anos neste sábado (3). Fundada em 3 de outubro de 1961, a corporação é a mais antiga do Brasil em operação. A GM tem atualmente 420 guardinhas empregados com registro em carteira e outros 160 fazendo o curso pré-profissionalizante que os prepara para o mercado de trabalho.

O gerente administrativo da Guarda Mirim, Rinaldo Aparecido Batista, informa que a comemoração do aniversário será feita dentro de alguns dias, junto com a inauguração do ginásio, que está em fase final de construção. Neste sábado, haverá apenas uma celebração informal para não deixar a data passar em branco.

Adolescentes assistem a aula de curso pré-profissionalizante oferecido pela Guarda Mirim de Rio Claro

Muitos dos guardinhas mirins são contratados pela prefeitura para trabalhar em diversas repartições públicas. O JC recebeu informações de que 40 adolescentes teriam sido demitidos pela administração municipal. Questionado sobre o fato, Batista informou que a informação não procede. Segundo ele, o que está sendo feito é a substituição dos guardinhas que completaram seu período de trabalho educativo. O gerente explica que os jovens podem ser contratados por dois anos, depois têm que ser substituídos.

A prefeitura também negou as demissões. A assessoria de imprensa informou que que o governo municipal e a administração da GM “realizaram trabalho conjunto para realocar 30 guardas mirins que prestavam serviços para a administração pública municipal”. Os adolescentes ainda estão empregados. Ainda segundo a prefeitura, “nas repartições onde os guardas prestavam serviço foi feita readequação da dinâmica de trabalho para suprir a ausência desses profissionais”.

A Guarda Mirim realiza de 19 a 24 de outubro as inscrições para o processo seletivo. Os interessados podem se inscrever na Rua 3-A, 999, Vila Alemã. Pode se inscrever quem nasceu entre janeiro de 2000 a junho de 2001 que esteja cursando o Ensino Médio em 2016.

Redação JC: