Guarda Mirim completa 56 anos

Divulgação 

A Guarda Mirim de Rio Claro completa 56 anos de existência. Fundada em 3 de outubro de 1961 por um grupo de pessoas ligadas ao comissariado de menores sob a liderança do então Juiz de Direito da Comarca de Rio Claro, Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, e com a principal preocupação em dar oportunidades aos Adolescentes, retirando-os da ociosidade.

Uma vez composta a primeira turma, que receberam uniformes e instruções, foram direcionados para auxiliarem no trânsito de Rio Claro, indicando mão de direção e sinais de parada obrigatória, bem como fornecer a visitantes informações relevantes de nossa cidade.

Nas décadas de 70 e 80, várias foram as mudanças em relação aos critérios de ingresso na Instituição, idade do jovem (a princípio era de 11 a 15 anos e depois mudou para 15 a 17 anos) e quanto a escolaridade.

Em 1975, a Guarda Mirim de Rio Claro é declarada de Utilidade Pública no âmbito Estadual pela lei nº 769/75, e em 1987 é criado o Pelotão Feminino, ampliando seu atendimento.

Em 1998, a Guarda Mirim de Rio Claro é declarada de Utilidade Pública Federal (Proc. MJ no 968/93 -10). Nesta época, reconhecendo as exigências modernas do mercado de trabalho e as transformações ocorridas na sociedade, foram feitas diversas reestruturações em sua filosofia de trabalho, bem como em suas metas sociais e em sua estrutura administrativa, adotando assim um modelo educacional e de profissionalização. Isso possibilitou o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico Educacional com as seguintes finalidades: Sucesso Escolar e Iniciação à Profissionalização do Adolescente no primeiro emprego. De lá para cá, adequou-se à legislação, gerando os benefícios trabalhistas, por meio do registro em carteira.

Atualmente atendendo nova determinação tem seu curso validado junto ao Ministério do Trabalho, reafirmando a idoneidade da Entidade em exercer a Atividade Qualificadora para desenvolver Programas de aprendizagem profissional

conforme publicação no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP/MTE.

Apontada pela enciclopédia livre “Wikipédia” como a mais antiga entidade do ramo no Brasil, tem sido apontada como uma das mais organizada e estruturada, ajudando como exemplo para inúmeras Instituições do Estado e do Brasil. Também em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos, foi incluído no Calendário Oficial do Município, o DIA DA GUARDA MIRIM DE RIO CLARO, a ser comemorado no dia 03 de outubro de todos os anos, com o objetivo de homenagear a Instituição e também todos os guardas mirins, que iniciam suas vidas profissionais na Entidade, objeto da lei nº 4221, de 30 de junho de 2011, autoria do então Vereador Sérgio Carnevale.

Presidida pelo Sr. Juarez Moura de Oliveira, reafirma que passadas mais de cinco décadas, a Entidade continua com a mesma preocupação em dar oportunidade aos adolescentes, porém com atividades educativas atuais diferenciadas ao do passado, conforme determina a Lei 10.097 do ano de 2.000, que conta com aproximadamente 300 integrantes, todos inseridos no mercado de trabalho nos mais variados segmentos de Rio Claro, devidamente registrados e com todos direitos trabalhistas garantidos e mais 140 em curso sendo preparados para um futuro bem próximo ser o novo aprendiz”.

Para comemorar seu aniversário, está preparando uma semana de eventos.  No dia 03 de outubro tradicional Parabéns junto aos alunos aprendizes em sua Sede; encerrando as comemorações no Sábado dia 07, a Banda Musical se apresenta no Jardim Público as 10 horas com um repertório que une clássicos da música popular a música erudita.

Redação JC: