Grupo de Teatro Pingo d’Água homenageia o Poeta do Sertão

Vivian Guilherme

Foi no início dos anos 40 que todo o interior de São Paulo enfrentou uma grave seca, com preocupante falta de água. A situação em muito se assemelha à encontrada hoje em muitas cidades do Estado, sobretudo Cordeirópolis. O município continua com racionamento do precioso líquido desde o ano passado.

Há 75 anos, histórias contam que quem trouxe a chuva para o interior foi João Pacífico, o músico e poeta cordeiropolense passou a ser considerado “milagreiro” depois de cantar a música ‘Pingo d’Água’ na Rádio Record. A composição de 1944 versa: “Eu fiz promessa/ Pra que Deus mandasse chuva/ Pra crescê a minha roça/ E vingá a criação”.

Grupo de Teatro Pingo d’Água, que em seu nome homenageia o cordeiropolense João Pacífico, comemora 10 anos de fundação com o espetáculo musical “Pacífico na Terra como no Céu”

De fato, Cordeirópolis tem precisado – e muito – dos feitos milagrosos de seu filho ilustre. Enquanto clama por muita chuva para recuperar seus reservatórios, o município cede espaço a quem, com muito amor, faz manter viva a memória de João Pacífico.

O grupo de Teatro Pingo d’Água, que leva o nome não em vão, desde 2005 faz justas homenagens ao poeta do sertão. Neste mês de agosto, deu início a mais um espetáculo sobre o músico, intitulado “Pacífico na Terra como no céu”, com direção do conceituado diretor Roberto Vignati.

A montagem é um musical com 35 canções incluindo composições inéditas, especialmente compostas por Emanuel Massaro em cima de poemas de Pacífico. São 13 composições inéditas que, em breve, devem compor um CD. Vignati explica que foram escolhidas músicas praticamente desconhecidas do grande público. “A ideia é mostrar canções que não fizeram sucesso e até questionar o porquê de não terem feito sucesso”, comenta o diretor, que lembra que Pacífico tem composições em diversos estilos e não somente música raiz, como choro e bolero.

As apresentações começaram no dia 14 de agosto e terminam no dia 12 de setembro, na Subestação Cultura de Cordeirópolis João Pacífico. As sessões acontecem sempre às sextas e sábados, a partir das 20h30. Os ingressos custam R$ 20 e as entradas antecipadas R$ 10. Mais informações e ingressos pelo 99652-7306.

Redação JC: