Fundador do ‘Carretas da Saúde’ é morto em SP

Adriel Arvolea 

Morreu na noite desse sábado  (10), aos 48 anos, o médico Roberto Kunimassa Kikawa. Ele foi morto a tiros numa tentativa de assalto em São Paulo, no bairro do Ipiranga.

Kikawa fundou, em 2008, o Projeto Cies com uma “Carreta da Saúde”, em cumprimento a uma promessa que fez ao pai, vítima de um câncer. O juramento consistia que ele fosse um médico mais humano, que olhasse nos olhos das pessoas e as atendesse com a atenção que mereciam.

O projeto, inclusive, presta atendimento à população rio-clarense desde setembro de 2017. Consultas médicas de especialidades, exames e cirurgias são feitas nas Carretas da Saúde, uma iniciativa inédita no interior paulista tomada pela prefeitura para reduzir a fila de espera na rede municipal, que era de, aproximadamente, 37 mil procedimentos. Elas  estão instaladas no Espaço Mais Saúde, na Avenida Visconde com Avenida 12.

Em nota, o prefeito João Teixeira Júnior lamenta o ocorrido. “O caso reflete a situação da violência no País. Kikawa deixa o legado de um homem entusiasta e incentivador do SUS. Um profissional que cuidou das pessoas acima de tudo, sem visar o lucro. Rio Claro teve a oportunidade de aplicar o seu projeto, com preço justo e excelente qualidade, que já ajudou mais de 24 mil pacientes”, destaca Juninho.

Foram mais de dois milhões de pacientes SUS acolhidos nas centenas de unidades móveis e modulares do CIES Global e cerca de 600 profissionais de Saúde e Administrativos engajados com o ‘DNA do Amor’.

O culto de despedida será nesta segunda-feira (12), às 13h, na Igreja Holiness do Bosque, no bairro Bosque da Saúde, São Paulo. O corpo sairá para o Cemitério da Consolação às 15h. O enterro está programado para às 16h. Os eventos são abertos ao público.

Juninho declarou, ainda, que o Espaço Mais Saúde passará a se chamar Espaço Mais Saúde “Roberto Kunimassa Kikawa”.

*com informações Cies Global 

Adriel Arvolea: