Expectativa de vida cresce três anos no Estado de SP

Favari Filho

Viver. Três entre cada três pessoas preferem a longevidade e, com o passar dos anos, a expectativa de vida cresce significativamente. De acordo com estudo recente do Seade [Sistema Estadual de Análise de Dados] intitulado ‘1ª Análise – Sobrevivência e Esperança de Vida em São Paulo’, a perspectiva de vida do cidadão paulista subiu em 3,52/anos em pouco menos de uma década e meia.

No ano 2000, a média de vida para a RA [Região Administrativa] de Campinas – na qual, de acordo com a assessoria do órgão, está inserida a Cidade Azul – a esperança de vida era de 72,39 anos e, de acordo com o levantamento atual, passou para 75,91. Com o fato, o que pode ser percebido é que a população vive mais e, por isso, são necessárias novas políticas de inclusão, principalmente por parte do Poder Público.

José P. da Silva Filho, 70; Masayuki Watanabe, 83; e Wilson Bortolozzo, 75, acreditam que deveriam viver uns trezentos anos

Na última sexta-feira (2), Antônio Carlos Riani Costa, integrante do Conselho Municipal do Idoso, participou do Jornal da Manhã com os jornalistas Carla Hummel e José Geraldo Leite Penteado (Bidu), e discorreu sobre envelhecimento da população rio-clarense e os desafios necessários para suprir o grande aumento da população idosa que deve ocorrer nos próximos anos.

Riani Costa esclareceu que há alguns anos a base da pirâmide da vida era formada por crianças, jovens e adolescentes, porém, atualmente, há uma inversão devido a estarem nascendo menos crianças. De acordo com o entrevistado, a previsão é de que o número de idosos dobre até o ano de 2025, fato que gera muitas preocupações, inclusive com a questão da Previdência Social.

Outro ponto registrado por Riani Costa é a situação das calçadas que, muitas vezes, não estão em boas condições e que podem prejudicar o trânsito dessas pessoas. Contudo, lembrou que o problema não é somente do Poder Público, mas também dos proprietários de imóveis. O transporte coletivo, da mesma forma, é outro grande vilão para os idosos e foi também destacado na conversa. Por fim, o entrevistado salientou os diversos e excelentes trabalhos desenvolvidos para o idoso na Unesp/Rio Claro.

REGIÃO

Na microrregião de Rio Claro são mais de 32,5 mil idosos, conforme levantamento realizado pela jornalista Vivian Guilherme e que consta da matéria de outubro de 2014. Analândia apresenta 14% da população com pessoas acima de 60 anos. Rio Claro e Corumbataí quase empatam no índice, com 13%. A mais jovem é Santa Gertrudes, com apenas 8% de população idosa. O aumento da expectativa de vida, apesar de estar entre as grandes conquistas para o século XXI, constitui também um dos principais desafios, com efeitos sobre as estruturas sociais, econômicas e de saúde do País.

PESQUISA

Do relatório 1ª Análise do Seade consta também a informação de que a esperança de vida no Estado de São Paulo aumentou 21,5 anos entre 1950 e 2014, com crescimento médio de quatro meses de vida a cada ano, passando de 54,2 para 75,7 anos durante o período. Nos primeiros 14 anos do século XXI, o incremento foi de 4,1 anos, confirmando a continuidade da tendência de aumento da vida média.

w2z: