Escola de Ajapi faz jornal impresso há mais de 20 anos

A produção de jornais em escolas não é algo tão raro de ser visto, porém a organização da Escola Estadual Prof. José Fernandes, de Ajapi, no desenvolvimento do Jornal Escola Total é, sem dúvida, algo a ser destacado. A edição é lançada anualmente desde 1996 e conta um pouco de tudo que acontece na instituição ao longo do ano.

“Há 23 anos o Jornal Escola Total informa, diverte, registra a história e contribui para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos da escola. Ele faz parte do projeto escolar, que ao longo dos anos vai se modificando e se reconstruindo, buscando atender às demandas da atualidade. E dentro desse projeto, o jornal se mantém, pelo grande significado que possui, não apenas para os alunos e equipe escolar, mas para a comunidade do Distrito de Ajapi”, contam a Profª Patrícia Fernanda Ciscato Bravo, coordenadora pedagógica, e a Profª Margarete Ap. Amaro Pistarini, diretora da escola, responsáveis pelo projeto.

As professoras destacam que o trabalho desenvolvido vem surtindo efeito no ensino dos alunos: “O aprendizado é intenso e está presente desde a criação das reportagens, seleção de atividades, escolha de fotos e imagens, construção e revisão de textos explicativos, citação de depoimentos, elaboração de legendas, até o produto final com a edição do jornal. É um prazer que nos tem dado realizar este trabalho, pois são visíveis o envolvimento e a satisfação de toda comunidade escolar”.

Os alunos envolvidos no projeto também contam a experiência em participar da produção do Jornal Escola Total e explicam que a oportunidade rendeu vários aprendizados novos. “Dividimos o jornal em partes e cada pessoa ficou encarregada de fazer uma delas. Descobrimos a dificuldade ao procurar informações corretas, que fazem sentido no texto e que chamem a atenção. Para concluir o jornal, tivemos que pesquisar imagens verdadeiras que correspondem à notícia escrita. Com a ajuda da professora, escrevemos em grupos as nossas e assim terminamos o nosso jornal. Depois de produzirmos o jornal, ouvimos a palestra de um jornalista do JC, que nos falou como eles trabalham. Com esse trabalho entendemos as dificuldades e passamos a valorizar mais o trabalho dos jornalistas”, comentam os alunos Carlos, Kauã, Luis Ângelo, Maria Clara, Mikaelly, Nicole, Victor Hugo e Vitória, todos do 7° ano.

Segundo as professoras responsáveis, o Jornal Escola Total continuará sendo feito nos próximos anos, já que “tem sido mais uma importante ferramenta de integração entre a escola, a família e a comunidade”.

Redação JC: