Elektro faz reparos solicitados por ouvintes

Ednéia Silva

Funcionário da Elektro faz reparo em poste de iluminação pública (foto arquivo)

O programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan, entrevistou na última sexta-feira (13) o especialista comercial da Elektro, Eduardo Zoornoff, que falou sobre o sistema de iluminação pública do município. A entrevista contou a participação de vários ouvintes que pediram intervenção e reparos em alguns pontos da cidade que apresentavam problemas. Os pedidos feitos ao vivo foram atendidos na segunda-feira (16) pela Elektro.

Através de e-mail enviado à Redação, Eduardo Zoonoff, informou que as solicitações feitas via programa foram atendidas. No total, foram realizadas oito intervenções. Na Avenida 40 com a Rua 11, no Alto do Santana, foi restabelecida a iluminação de um setor que estava apagado. Na Av. 7-A, entre as Ruas 12 e 14, vários postes foram consertados.

Reparos também foram feitos na Avenida Marginal em frente ao Shopping Center Rio Claro, na Avenida 5-A com a Rua 14-B e na Rua 23 com a Avenida 29, no Bairro do Estádio. na Avenida 1, no Parque Mãe Preta, foi consertado um poste que estava apagado, serviço também realizado na Rua 2 no Jardim Inocoop. Já na Rua 5, da Avenida 26 até a Avenida 32, as lâmpadas estavam ficando acesas durante o dia e o problema foi corrigido na segunda-feira (16).

Em janeiro deste ano a manutenção do sistema de iluminação público foi transferida para as prefeituras, mas em Rio Claro foi feito acordo entre a prefeitura e a Elektro para adiar a mudança. Até o dia 30 de abril a concessionária continua a fazer os reparos até que a prefeitura contrate uma empresa para assumir o serviço.

Porém, as reclamações e pedidos de reparos devem ser feitos à prefeitura através do telefone 156. É a administração municipal que fica responsável por encaminhar as demandas para a Elektro. Segundo Zoornoff, a empresa dobrou a capacidade de produção e hoje atende uma média de 27 chamados por dia contra 13 em 2014.

Zoornoff explicou ainda que a prefeitura fica responsável pelos braços e as lâmpadas dos postes de iluminação pública. Problemas com transformadores e com a rede de energia são de responsabilidade da Elektro que pode ser acionada pelo telefone 0800-701-0102. Ele informou ainda que em caso de problemas com telefones fixos ou congestionamento de linhas, o contato pode ser feito pelo celular enviando mensagem informando o problema e o código do cliente pelo número 26655. O serviço é gratuito. A empresa tem ainda disponível o e-mail: atendimento@elektro.com.br.

Na entrevista de sexta-feira, Zoornoff também sobre os aumentos na tarifa de energia. Segundo ele, 80% do sistema de distribuição de energia depende das hidrelétricas. Por causa da crise hídrica, foi preciso utilizar energia das usinas termoelétricas que tem um custo mais elevado. A eletricidade das termoelétricas custa de seis a sete vezes mais que das hidrelétricas e essa conta teve que ser absorvida pela sociedade.

Para reduzir a conta, Zoornoff orienta a população a economizar. Medidas simples podem fazer a diferença como usar lâmpadas fluorescentes que são mais econômicas, abrir e fechar menos a geladeira, utilizar a capacidade total da máquina de lavar roupas, acumular roupas para passar, etc.

Redação JC: