Descarte irregular de lixo é problema recorrente em RC

Descarte na Avenida Nossa Senhora da Saúde

É difícil passar uma semana sem que a redação do Jornal Cidade receba uma reclamação envolvendo o descarte irregular de lixo. O problema é antigo, afeta a população mas também tem como causa munícipes.

Um dos trechos mais recentes apontados com esse problema está o Paiquerê localizado na Avenida Nossa Senhora da Saúde. Segundo a denúncia recebida o lixo está sendo descartado na encosta do quintal dos moradores do Horto. A vizinhança se pronunciou afirmando que já foi apontada como a ‘causadora’ do descarte irregular mas afirma que esse despejo não está vindo dela pois os moradores colocam o lixo para recolhe em frente a residência nos dias de coleta.

Já na Vila Paulista a situação é semelhante mas a denúncia aponta que o descarte é feito por uma única pessoa e o pedido por uma fiscalização é feito para que a mesma seja abordada. “Essa pessoa vem com um carrinho, joga o lixo aqui nas proximidades da linha do trem da Rua P-3 com a Avenida P-17. Daí começa a separar o que interessa e vai vender em um ferro-velho e o restante deixa espalhado o que está levando ao aparecimento de animais peçonhentos e mau cheiro”, disse o denunciante que preferiu não se identificar.

Orientação da prefeitura

Procurada, a prefeitura municipal de Rio Claro informou através de nota que “não há motivo para se descartar lixo ou entulho incorretamente, pois Rio Claro tem coleta domiciliar, ecopontos, cata-bagulho e coleta seletiva. A prefeitura realiza periodicamente limpeza em todas as regiões do município.

Ecopontos

A cidade possuí oito ecopontos: Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP), Cervezão (Rua 6-A perto da rotatória do Cervezão), Jardim São Paulo (Rua 1), São Miguel (anel viário, perto da Av. 62-A), Inocoop/Guanabara (Av. Tancredo Neves), Jardim Figueira (Av. 54 em frente à Rua 14), Assistência (Avenida 1-A) e Ajapi (km 16 da estrada Ajapi-Ferraz).

Vlada Santis: