Defesa Civil de Rio Claro promove curso de operações com drones para municípios

Danilo de Almeida Kuroishi, supervisor da Defesa Civil de Rio Claro, repassa orientações

Capacitação abrange 24 cidades da Região Metropolitana de Piracicaba para uso estratégico da tecnologia

A Defesa Civil de Rio Claro está promovendo um curso de operações com drones voltado para servidores públicos dos 24 municípios da Região Metropolitana de Piracicaba. A iniciativa, realizada em parceria com o Escritório de Projetos, visa ampliar o conhecimento técnico na utilização segura e eficiente dessas aeronaves.

A capacitação é ministrada pelo Supervisor da Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi, e pelo agente da Defesa Civil, Niuro Luis Ribeiro. O objetivo é capacitar os servidores para o uso de aeronaves remotamente pilotadas em atividades de interesse público.

Durante o curso, são abordados conhecimentos sobre a operação dos equipamentos, planejamento das missões, segurança operacional e monitoramento aéreo. Também inclui captação de imagens e a utilização das informações obtidas pelos drones como ferramenta de apoio às ações dos municípios.


📲 Quer receber as notícias mais importantes de Rio Claro direto no celular? Entre no canal do JC no WhatsApp e acompanhe atualizações ao longo do dia com informação confiável. 👉 Acesse e participe gratuitamente: https://whatsapp.com/channel/0029VbBrqcjDZ4LVqU0BO3Z


Uso estratégico da tecnologia

Segundo o Supervisor da Defesa Civil, Danilo de Almeida Kuroishi, a iniciativa prepara os servidores para utilizar a tecnologia de forma integrada nas diferentes áreas da administração pública. Ele destacou o intuito de capacitar para o monitoramento, fiscalização e apoio em áreas ambiental, obras, Defesa Civil, saúde e segurança.

A utilização de drones tem se consolidado como uma ferramenta importante para as administrações municipais. Eles permitem ampliar a capacidade de observação em áreas de difícil acesso, realizar levantamentos, acompanhar ocorrências, auxiliar em fiscalizações e apoiar a tomada de decisões.

Esta capacitação também fortalece a integração entre os municípios da Região Metropolitana de Piracicaba, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas relacionadas ao emprego da tecnologia em atividades de interesse público.

Para a Defesa Civil, esta iniciativa representa um avanço na preparação dos municípios para o uso de novas tecnologias. Contribui para ações de prevenção, monitoramento, fiscalização e resposta a situações de emergência e desastres.

Redação JC: