Daae prossegue com troca de hidrômetros antigos

Da Redação

O Daae de Rio Claro pretende trocar 19.125 hidrômetros antigos por novos aparelhos até o fim de 2014 (Foto: divulgação)

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) está substituindo os hidrômetros antigos por novos aparelhos. O processo começou em maio do ano passado com previsão de trocar 19.125 hidrômetros até o fim de 2014. O novo aparelho sai sem custo para o consumidor.

No entanto, nem sempre o procedimento é realizado sem queixas. Daiane dos Santos relatou nessa quinta-feira (26) que chegou em casa e encontrou um aviso do Daae informando que o fornecimento de água da residência seria interrompido, caso o hidrômetro não fosse trocado em 30 dias.

Segundo ela, a negativa de troca pode resultar na suspensão do serviço. Porém, Daiane alega que não se recusou a autorizar a substituição. “Não nos recusamos a autorizar a troca, simplesmente trabalhamos e não podemos ficar o dia todo dentro de casa esperando pelo Daae”, disse.

O Daae explica que, em “casos em que o morador não é encontrado na residência, é deixado um folheto com telefone de contato, pelo qual é possível o morador agendar um horário especial para a realização do serviço de troca do hidrômetro. A orientação do Daae, portanto, é para que o morador faça contato e agende a realização do serviço”.

O departamento afirma que a troca dos hidrômetros faz parte do plano de combate às perdas de água no município. De acordo com a autarquia, os hidrômetros em pior situação, fora das especificações técnicas, têm prioridade na troca. “A substituição dos equipamentos está sendo feita por etapas, nas diversas regiões do município”, destaca.

Até o momento, mais de 10 mil aparelhos já foram trocados nos bairros Primavera, Portugal, Vila Alemã, Vila Saibreiro, Cervezão, Alto do Santana, Vila Martins e Vila Operária. Santa Cruz, Vila do Rádio, Vila Paulista, Conduta, Estádio, Saúde, Jardim Donângela, Vila Santo Antônio, Cidade Jardim, Boa Morte, Jardim Village, Mãe Preta, Florença, Bela Vista, entre outros.

Redação JC: