Daae cria grupo para ações durante período da estiagem

Com o fim do verão neste mês, o período de estiagem fica cada vez mais próximo. Caracterizado por ausência maior de chuvas, o ‘meio do ano’ entra em alerta dentro do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae).

De forma a criar ações para minimizar o impacto para a população, a autarquia criou um grupo de trabalho na última segunda-feira (7) incumbido de realizar os procedimentos necessários para criação do plano de estiagem e racionamento de água no município.

As ações serão realizadas ao longo dos próximos 90 dias. Segundo portaria assinada pelo superintendente Osmar da Silva Junior, o grupo de trabalho terá como objetivo levantar medidas mitigadoras para adequação do sistema de abastecimento de água no período de estiagem, destacar as medidas que já estão sendo adotadas e obras em execução com o objetivo de comunicação à população, além de criar um sistema de acompanhamento das atividades. Servidores dos departamentos técnico, de engenharia, obras, planejamento, cadastro e controle foram designados para esse grupo.

No ano passado, devido à forte estiagem registrada durante o período, a escassez de água fez com que Rio Claro ficasse sob o risco de desabastecimento ou racionamento. A falta de chuvas afetou os dois afluentes que abastecem a cidade: Rio Corumbataí, responsável por 60% do fornecimento de água, e Ribeirão Claro, responsável pelos outros 40%.

No mês de setembro de 2021, o Daae chegou a publicar um decreto que previa multar moradores que fossem flagrados desperdiçando água. Centenas de notificações foram enviadas aos munícipes com orientações para que o fato não ocorresse, mas sim uso consciente do recurso. A validade do decreto se findou em novembro. Em outubro, a situação se agravou. Rio Corumbataí chegou a ter 45% do volume normal para a época e o Ribeirão Claro apenas 25%, fazendo com que a autarquia trabalhasse ainda mais para manter o abastecimento.

Lucas Calore: