Curso gratuito de Cenografia em Rio Claro: vagas limitadas até o próximo domingo

A artista Daiane Baumgartner irá ministrar as aulas

Capacitação técnica e artística abordará processo criativo e construção para teatro, cinema e eventos, com aulas ministradas por Daiane Baumgartner

Estão abertas em Rio Claro as inscrições gratuitas para o curso Cenografia Prática: da Concepção à Construção, com vagas limitadas a 25 alunos. Os interessados devem se inscrever até o próximo domingo, dia 23, para não perderem a oportunidade de capacitação no mercado de trabalho técnico-artístico.

Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site www.cultsppro.org.br/ e buscar pela atividade ou, alternativamente, utilizar o endereço direto https://www.cultsppro.org.br/cenografia-pratica-da-concepcao-a-construcao/.

As aulas estão programadas para ocorrer de 8 de setembro a de outubro, totalizando uma carga horária de 36 horas. As atividades acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, no Casarão da Cultura, localizado na Avenida 3, esquina com Rua 7, Centro de Rio Claro.


📲 Quer receber as notícias mais importantes de Rio Claro direto no celular? Entre no canal do JC no WhatsApp e acompanhe atualizações ao longo do dia com informação confiável. 👉 Acesse e participe gratuitamente: https://whatsapp.com/channel/0029VbBrqcjDZ4LVqU0BOd3Z


Imersão prática na cenografia

O curso oferece uma imersão completa no universo da cenografia para teatro, cinema e eventos, abordando desde o processo criativo até a construção prática. O conteúdo inclui análise de briefing ou texto dramático, desenvolvimento de esboços e desenhos técnicos (plantas e cortes), e a materialização do espaço cênico. Serão estudados critérios para escolha de materiais como madeira, metal, tecidos, texturas e volumetrias, além de técnicas de modelagem em maquete, planejamento orçamentário e segurança no trabalho. A formação será concluída com a confecção, pintura de arte e montagem real de um elemento cenográfico, preparando os alunos para os desafios do mercado técnico-artístico.

Professora experiente

As aulas serão ministradas pela artista Daiane Baumgartner, que também é construtora de bonecos e pesquisadora das formas animadas. Daiane possui vasta experiência no desenvolvimento de cenários, maquetes e estruturas cênicas, articulando narrativa e visualidade, com ampla atuação na execução de elementos tridimensionais em diferentes escalas.

Realização e parceria local

A realização do curso é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do programa CultSP Pro. Em Rio Claro, as atividades são oferecidas em parceria com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Divulgação: