Coordenadoria da Mulher tem nova titular de Rio Claro

A advogada rio-clarense Ionita de Oliveira Krügner, da Ordem dos Advogados do Brasil, da 4ª subseção de Rio Claro, foi nomeada pela OAB-São Paulo, por meio do presidente Caio A. Silva dos Santos, como nova responsável pela Coordenadoria Regional da Mulher Advogada – 2ª Região, que abrange, além do município, Limeira, Piracicaba, Americana, Araras, entre outras cidades do interior paulista. O trabalho da pasta é desenvolvido junto à Comissão da Mulher Advogada em todo o Estado.

De acordo com Ionita, é necessária a garantia de igualdade, direitos e oportunidades para as mulheres, sejam elas advogadas ou não. “Temos que colocar em foco o que a Lei Maria da Penha representa. A maioria das pessoas sabe da sua existência, mas não compreende a extensão macro da lei. Ela não é punitiva, é baseada em Direitos Humanos e traz mecanismos de prevenção à violência. Não é citada ‘vítima de violência’ mas sim ‘mulher em situação de violência ou risco’. Quando observamos esse ponto, abre-se um leque gigante de mulheres que vivem nesta situação em casa, no trabalho ou nas instituições”, destaca.

Para a nova titular, o direito da mulher vem de muito antes da Lei Maria da Penha. “São vários os fatores que temos que estudar e colocar a sociedade a par disso para que nos fortaleçamos. Seremos uma mão que estende, não um dedo que aponta. A sororidade feminina para a sociedade em geral. A Lei traz o aparato de prevenção, que deve ser feita pelo Estado, através de orçamento para políticas públicas para a proteção da mulher e os mecanismos de prevenção na saúde, segurança, educação. É política de Estado, não de governo”, ressalta a advogada.

Ainda segundo Ionita, a intenção é “alcançar o patamar de igualdade, isso é direito humano. Chegar ao dia em que não precisemos mais da Lei Maria da Penha. A violência é algo que se constrói, muitas vezes, dentro do ambiente familiar e que a criança aprende a ser violenta. Mas, elas também podem ‘desaprender’. São muitas as áreas em que poderemos atuar”, conclui.

Nomeações

Além da advogada Ionita de Oliveira Krügner para a Coordenadoria Regional da Mulher Advogada, a OAB-São Paulo também nomeou outros membros da OAB-Rio Claro.

O advogado Adriano Marchi foi nomeado membro efetivo da Comissão Estadual de Segurança Pública e o advogado Fause Abrahão foi nomeado para ser o novo coordenador regional de prerrogativas.

Lucas Calore: