Medula óssea: comunidade pode colaborar com campanha nesta quarta-feira

Da Redação

Andreia e o marido Israel Chinellato. Campanha pretende ajudar o rio-clarense

Campanha para cadastramento de novos doadores de medula óssea acontece nesta quarta-feira, das 16h às 21 horas, no Hospital São Rafael, localizado na Rua 1 com Avenida 15. Toda a comunidade pode colaborar com este ato de solidariedade em prol do rio-clarense Israel Chinellato, que aguarda por uma medula compatível para transfusão.

Andreia Galvani Chinelatto, esposa de Israel, explica que a doença foi diagnosticada em dezembro de 2013, a partir de sintomas que inicialmente não despertaram nenhuma suspeita. Dor de garganta e manchas na gengiva, por exemplo, foram alguns dos sintomas. Israel já está em tratamento, mas ainda assim aguarda por uma medula que seja compatível para transfusão.

Pode participar da campanha qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde. Será preciso preencher cadastro e será retirada uma pequena quantidade de sangue. Caso seja compatível com qualquer pessoa que estiver na lista de espera, o doador será chamado posteriormente.

Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. É muito importante que sejam mantidos atualizados os dados cadastrais dos possíveis doadores.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Redação JC: