Computadores em desuso serão aproveitados em cursos da Univesp

Cinquenta computadores que estavam em desuso na Fundação Municipal Ulysses Guimarães passarão a ser utilizados por alunos das primeiras turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), em Rio Claro. “Estes computadores são importantes no trabalho de formação e especialização de mão de obra destes alunos para o mercado de trabalho, conforme objetivo também da Fundação Ulysses Guimarães”, observa o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo.

O pólo da Univesp em Rio Claro tem três cursos com 50 vagas cada um: pedagogia, engenharia da computação e engenharia de produção. Inicialmente, as aulas presenciais estão sendo realizadas no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no bairro Bela Vista.

A prefeitura de Rio Claro já definiu o prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA), na Rodovia Washington Luiz, Jardim Anhanguera, como local onde será instalado o pólo físico da Univesp. O anúncio foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante aula inaugural do curso de Pedagogia no final de fevereiro. Além das atividades da Univesp, o prédio onde funcionou a CBTA foi alugado pela prefeitura para abrigar outras atividades educacionais e serviços municipais. O prédio passará por adequações para melhor atender os alunos.

A Univesp é universidade pública gratuita, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC) e que, a partir deste ano, conta com unidade em Rio Claro fruto de parceria entre o governo estadual e a prefeitura de Rio Claro. Com aulas pela internet e atividades presenciais, a Univesp foi criada em 2012 pelo governo estadual. A universidade desenvolve cursos em plataforma online onde são ministradas videoaulas, disponibilizado material didático e bibliografias das disciplinas, e feito acompanhamento dos tutores.

Divulgação: