Carine Corrêa
As chuvas que estão caindo em Rio Claro nos últimos dias surtiram efeito nos rios que cortam a cidade – Ribeirão Claro e Corumbataí. “O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) informa que o nível das áreas onde é feita a captação de água dos rios Corumbataí e do Ribeirão Claro está cerca de um metro acima do nível normal para esta época do ano”, informou a autarquia. Embora estejam acima do nível normal, a vazão dos dois rios estão semelhantes à registrada no mês de janeiro.
Previsão
As previsões do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) indicam que a partir de quarta-feira (8) as chuvas devem cessar em Rio Claro. A partir dessa data, a probabilidade de ocorrência de chuva na cidade está em apenas 5% até domingo (12).
As temperaturas mínimas também devem cair a partir do dia 8. A mínima prevista em 7°C na sexta-feira (10). Ao contrário dos boatos que estão circulando, não está previsto novo temporal com granizo e nem tornados.
Alerta
Na chuva do dia 1º de junho, acompanhada de granizo que causou estragos em toda cidade, o IPMet da Unesp de Bauru havia publicado nas redes sociais um alerta pouco antes da ‘chuva de pedras’.
“Possibilidade de chuva forte com granizo: Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Iracemápolis, Piracicaba”, diz a postagem publicada pelo Ipmet no Twitter no dia 1º. Prefeitura justifica que radares fazem registros a cada 15 minutos, o que dificulta uma ação preventiva ou de alerta.
Enchentes
Rio Corumbataí passa pelos bairros Terra Nova, Palmeiras e Nova Rio Claro. Neste último, Defesa Civil fica em alerta quanto às enchentes que afetam a região.