Chuvas elevam nível dos rios Corumbataí e Ribeirão Claro

Carine Corrêa

Rio Corumbataí está um metro acima do nível. Na foto, local onde manancial passa pelo Palmeiras

As chuvas que estão caindo em Rio Claro nos últimos dias surtiram efeito nos rios que cortam a cidade – Ribeirão Claro e Corumbataí. “O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) informa que o nível das áreas onde é feita a captação de água dos rios Corumbataí e do Ribeirão Claro está cerca de um metro acima do nível normal para esta época do ano”, informou a autarquia. Embora estejam acima do nível normal, a vazão dos dois rios estão semelhantes à registrada no mês de janeiro.

Previsão

As previsões do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) indicam que a partir de quarta-feira (8) as chuvas devem cessar em Rio Claro. A partir dessa data, a probabilidade de ocorrência de chuva na cidade está em apenas 5% até domingo (12).

As temperaturas mínimas também devem cair a partir do dia 8. A mínima prevista em 7°C na sexta-feira (10). Ao contrário dos boatos que estão circulando, não está previsto novo temporal com granizo e nem tornados.

Alerta

Na chuva do dia 1º de junho, acompanhada de granizo que causou estragos em toda cidade, o IPMet da Unesp de Bauru havia publicado nas redes sociais um alerta pouco antes da ‘chuva de pedras’.

“Possibilidade de chuva forte com granizo: Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Iracemápolis, Piracicaba”, diz a postagem publicada pelo Ipmet no Twitter no dia 1º. Prefeitura justifica que radares fazem registros a cada 15 minutos, o que dificulta uma ação preventiva ou de alerta.

Enchentes

Rio Corumbataí passa pelos bairros Terra Nova, Palmeiras e Nova Rio Claro. Neste último, Defesa Civil fica em alerta quanto às enchentes que afetam a região.

Redação JC: