Temporal com queda de gelo foi registrado em diferentes bairros do município e cidades vizinhas na tarde de ontem
Uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Rio Claro por volta das 18 horas de ontem (15) e assustou moradores de vários bairros. Pouco tempo antes, a Defesa Civil do Estado de São Paulo havia emitido o alerta e enviado aos celulares cadastrados no sistema.
Assim que as pedras de gelo começaram a cair do céu os registros chegaram até a redação do Jornal Cidade. Campos de futebol, ruas, condomínios e outros trechos ficaram forrados de branco.
O fenômeno foi provocado por uma área de instabilidade que avançou pela região, com deslocamento a partir de Torrinha. Segundo a Defesa Civil, a instabilidade está associada a um sistema frontal sobre o estado.
📲 Quer receber as notícias mais importantes de Rio Claro direto no celular? Entre no canal do JC no WhatsApp e acompanhe atualizações ao longo do dia com informação confiável. 👉 Acesse e participe gratuitamente: https://whatsapp.com/channel/0029VbBrqcjDZ4LVqU0BOd3Z
Apesar do susto, não houve registros de estragos consideráveis. A população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199 em caso de necessidade.
Bairros e cidades da região afetados
Enquanto vários bairros como Centro, Jardim das Palmeiras, Jardim Novo I, Jardim Brasília e Cidade Jardim foram atingidos, moradores de outras localidades afirmaram que não viram o fenômeno. Cidades vizinhas como Ipeúna, Santa Gertrudes e Araras também registraram grande quantidade de gelo.
O granizo se forma quando o ar quente da superfície encontra nuvens densas e muito frias nos pontos mais altos da atmosfera. Com o contraste brusco de temperatura, as gotas de água congelam, formando a precipitação.