Cemitério ‘adota’ terreno para evitar queimadas

Sidney Navas

Cemitério Parque das Palmeiras está cuidando do terreno ao lado para evitar queimadas e descarte irregular do lixo

Já que parte da população insiste em não colaborar e a suposta fragilidade do poder público estaria contribuindo para o problema, a administração do Cemitério Parque das Palmeiras decidiu, por iniciativa própria, tomar conta de um terreno baldio localizado na Avenida 53, no bairro Cidade Jardim. Recentemente, a área ao lado do cemitério começou a ser totalmente limpa e grama está sendo plantada em toda a sua extensão, para evitar que, após a limpeza, o descarte de lixo recomece.

Outro grave transtorno é que, além de servir como um grande depósito de lixo a céu aberto, alguns infratores ateavam fogo ao entulho, trazendo grande aflição a toda a vizinhança. No último dia 24 de agosto, por exemplo, um grande incêndio no terreno acabou atingindo o viveiro dos pássaros, matando ao menos 15 espécimes.

A administradora do local, Silmara Maia Cavicachia, explica que a terraplanagem está sendo providenciada e boa parte do serviço já foi executada. “Nós entramos em contato com as autoridades e conseguimos uma autorização nesse sentido. Nossa esperança é acabar de uma vez por todas com o descarte irregular do lixo e com as queimadas por aqui, que já duravam muito tempo”, enfatiza. Uma placa alertando que tal procedimento é proibido sempre estava afixada no terreno baldio pertencente à administração pública, mas lamentavelmente ela era totalmente ignorada por muitos munícipes.

VAMOS AJUDAR

A prefeitura disponibiliza vários serviços voltados à comunidade justamente para evitar o descarte incorreto em qualquer lugar. A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, funciona também como um processo de educação ambiental, sensibilizando a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Já a reciclagem, além de ser um processo de transformação de um material, gera economia de matérias-primas, água e energia. Ecopontos existem para o descarte correto de resíduos de construção civil, madeira, telhas, resíduos eletrônicos, pilhas, monitores, móveis velhos, papelão, plástico, metais, entre outros materiais. Mais de cinco ecopontos estão em funcionamento na cidade.

Redação JC: