Carros são preferência dos criminosos no município

Boa parte dos roubos e furtos na cidade de Rio Claro envolve veículos, em especial os carros. Desde o último fim de semana, pelo menos quatro casos de roubo ou furto de veículos foram registrados pela Polícia Militar no município.

Em um dos casos, a vítima foi um homem de 57 anos que foi buscar o filho na residência da namorada, no Jardim do Trevo, próximo ao Inocoop, e acabou surpreendido por um assaltante armado que levou seu veículo. O Jornal Cidade entrou em contato com a vítima do assalto, que contou como foi o momento da abordagem: “Sem dúvida, foi o pior momento da minha vida, a gente se sente indefeso sem saber se vai morrer, ou algo do tipo. Ficamos na apreensão se o bandido ia atirar ou não. A gente se sente realmente impotente numa situação dessas. Nunca havia acontecido algo parecido comigo, mas posso dizer que é uma situação horrível”.

O homem, que teve seu carro levado pelo criminoso, ainda afirma que, pelo menos, não houve nenhum tipo de ferimento ou algo semelhante, mas que, mesmo assim, se sentiu lesado pelo ocorrido. “Mesmo com tudo isso, felizmente foi o melhor que poderia ter sido nessa situação. Os bens materiais a gente acaba recuperando, a vida não. Infelizmente acontece e a gente fica em estado de choque”, afirmou a vítima.

Recentemente, em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News de Rio Claro, a Polícia Militar declarou que os veículos estavam entre os principais alvos de ações criminosas e que a população deveria tomar alguns cuidados para evitar novos casos.

A Polícia Militar informa que vem realizando o policiamento ostensivo/preventivo em Rio Claro e região, com base em análises sobre a incidência criminal, levando-se em conta o dia, hora, local de maior frequência do cometimento de crimes, sendo que o policiamento é direcionado para os locais que apresentam incidências criminais significativas.

“Se comparados os índices criminais dos meses de janeiro a agosto de 2018 com o mesmo período de 2019, houve uma redução de 14% nos casos de furto e roubo de veículos”, destaca a PM.

Abaixo, confira algumas orientações para evitar situações indesejadas:

– Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas;

– Evite deixar no veículo objetos que despertem a atenção de infratores, como óculos de sol, jaquetas, relógio, aparelho GPS, presentes etc;

– Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem o arrombamento e o furto;

– Se o seu veículo for furtado ou roubado, não tente procurá-lo e evite intervir sozinho. Ligue para o telefone 190 imediatamente.

Redação JC: