CAPS AD acolhe dependentes químicos em Rio Claro

Murillo Pompermayer

Fernanda Messetti afirma que a internação não costuma ser a primeira opção de tratamento

Os dependentes químicos em Rio Claro, e noutras cidades também, com relação à internação, normalmente buscam por auxílio no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). No local são acolhidos por uma equipe multiprofissional, que avalia a necessidade, ou não, de internação.

A explanação é da psiquiatra Fernanda Messetti, que atua no Centro. Ela acrescenta que não se pensa em internação como primeira opção de tratamento. Conforme Fernanda, depende da gravidade do caso. “Às vezes, são oferecidos outros tipos de tratamento, como o intensivo, em que o paciente passa o dia todo no Centro; um grupo semanal; ou espaço individualizado”, explica a profissional.

Quanto ao internamento, Fernanda ressalta que possui, hoje em dia, um caráter de preservação do paciente, mas com o propósito de fazer com que saia rapidamente da crise. Segundo ela, não se trata mais de longas permanências. A especialista explica que o foco principal da psiquiatria atualmente é a ressocialização do paciente.

ACOMPANHAMENTO FAMILIAR

Fernanda profere que há um grupo específico destinado às famílias. Trata-se, conforme ela, de uma atenção para que os familiares saibam como lidar; como será o dia a dia; como são os tratamentos; além da questão de recuperar a confiança e também os relacionamentos.

AJUDA

A profissional expõe que, na maioria dos casos, é o paciente quem procura por amparo. Por outro lado, quando não acontece, às vezes o próprio familiar vai em busca do acolhimento. “Dependendo da situação, a equipe se dirige até a casa do paciente para tentar sensibilizá-lo”, elucida Fernanda. Há, ainda, uma exceção: a internação compulsória. A psicóloga explica que, nesse caso, a família entrará em contato com um juiz para que o paciente seja, então, intimado. Caso não compareça, há consequências.

EFICÁCIA

Fernanda Messetti diz que há muita melhora com relação aos pacientes que buscam auxílio no CAPS AD. De acordo com ela, são vários os fatores que influem. “Há o momento certo, em que a pessoa está sensibilizada a mudar de vida. O paciente precisa querer”, finaliza.

Rio Claro

Na cidade, a quem deseja amparo necessário e especializado, o CAPS AD fica na Avenida 2, nº 522, no Centro. O telefone é o 3525-7204.

w2z: