Santana se despede de Pedro Pin

Lucas Calore

O comerciante Pedro Pin, ou “Seu Pedro”, foi um dos mais antigos moradores do Santana

Rio Claro perdeu um dos seus comerciantes mais conhecidos na última terça-feira (23). Morreu Pedro Pin, aos 97 de idade. Seu sepultamento ocorreu na quarta (24), no Cemitério Municipal São João Batista. Pin era viúvo de Cezira Pavan Pin e deixou cinco filhos, 11 netos e nove bisnetos.

Seu Pedro, o pioneiro

O comerciante Pedro Pin foi destaque em uma reportagem especial sobre o bairro Santana na 21ª edição da revista JC Magazine, do Grupo JC de Comunicação, em 2014.

Seu Pedro, como era conhecido, chegou ao Santana havia mais de 70 anos, quando a região era o “fim da cidade”. A partir dali, como disse o morador na matéria, “era só eucalipto”. Além de um dos mais antigos, o comerciante também foi um dos mais famosos, devido às atividades que desenvolveu no bairro.

Juntamente com seus três irmãos, foi proprietário durante 30 anos da extinta Padaria Pin, comércio que era referência e sinônimo de qualidade e funcionava na Rua 8 com a Avenida 24.

Para abastecer a padaria, a família perfurou um poço artesiano, que mais tarde deu origem à também tradicional Bica do Pin, onde os vizinhos e os moradores de vários outros bairros de Rio Claro abasteciam seus galões.

Muito religioso, Seu Pedro inicialmente frequentava a Igreja de Santa Cruz, próximo do bairro. Depois, sugeriu ao Monsenhor Martins a construção de uma igreja no próprio Santana. A primeira reunião de voluntários aconteceu na casa do comerciante e começava ali a história da atual Paróquia da Matriz de Santana, que ele frequentou assiduamente.

Redação JC: