Ato defende famílias no antigo Horto Florestal

Carine Corrêa

Está programado para este sábado (12), às 15h, um ato na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) em defesa da permanência das famílias na floresta. No evento divulgado nas redes sociais, pelo menos 180 pessoas confirmaram a presença no protesto. Também estarão presentes os moradores que ocupam atualmente os imóveis na unidade florestal.

Quem são eles?

Nessa quarta-feira (9), a reportagem do JC fez contato com alguns dos moradores que habitam a Colônia Fazendinha. Cerca de doze famílias residem nessa colônia, que fica situada logo na entrada do antigo Horto Florestal na região do Bela Vista.

Jeferson Honório (à esquerda) mora na floresta desde que nasceu. Ao seu lado, Michele Honório, Viviane Honório, o morador José Araújo e a esposa Doralice Honório

“Nossa permanência aqui garante mais segurança. Se os imóveis estivessem desocupados, certamente estariam abandonados”, comentou um jovem morador da colônia. Têm moradores que habitam as residências há 40 anos.

“Trabalhei 16 anos na Fepasa”, diz José Aparecido Araújo, enquanto mostrava um ofício de reintegração de posse entregue há poucos dias a ele por um oficial de Justiça.

Ato

“Existe uma decisão autoritária do Estado ao despejar essas família sem ao menos um diálogo. Foi estabelecido um Plano de Manejo, e nesse plano deveria se incluir o estudo dessas casas”, disse a organizadora do ato deste sábado, Carol Gomes.

Redação JC: