Atenção para vazamentos e desperdícios de água

Wagner Gonçalves

Apesar da atual crisa hídrica vivida na região, o JC encontrou em Cascalho escoamento de água intermitente, na praça da igreja.

Neste mês de novembro, as chuvas começam a trazer esperança para os municípios do Estado de São Paulo que vêm sofrendo com a falta de água. Na capital paulista, por exemplo, os níveis dos reservatórios permanecem baixos, e o sistema Cantareira que recuperou um pouco volume com as chuvas desta semana, voltou a ter queda, nesta quinta-feira (06), agora com 11,7% da capacidade, contando com o volume morto.

Na região de Rio Claro, os municípios já começam a se mobilizar para economizar o volume de água existente. Em Cordeirópolis foram adotadas medidas de rodízio para a utilização de água, enquanto que em Santa Gertrudes, nesta semana, a prefeitura declarou estado de emergência no abastecimento de água e determinou, por meio de decreto, multa para quem for flagrado desperdiçando água.

No entanto, ainda há determinadas situações que precisam de atenção, para evitar desperdício. Os vazamentos, mesmo que acidentais, devem ser informados ao poder público, ou mesmo às concessionárias de água. No distrito de Cascalho, por exemplo, um foco de escoamento de água foi retratado pela reportagem do Jornal Regional, na tarde desta quinta-feira (06).

Caso seja encontradas situações de desperdício ou de incidentes que causaram vazamentos, informe à prefeitura da cidade ou mesmo às concessionárias de água. Além disso, fique atento a pontos de vazamento de água em casa, veja abaixo dicas da Sabesp de como identificá-los.

COMO IDENTIFICAR VAZAMENTOS?

Hidrômetro: após deixar os registros das paredes abertos, feche bem todas as torneiras e não utilize nenhum sistema de água. Verifique, então, o relógio de água e anote o número e/ou posição em que se encontra o ponteiro. Se depois de uma hora, por exemplo, o ponteiro se movimentar é sinal de que há vazamento de água.

Tubulação da parede: para identificar sinais de vazamentos nas paredes é importante observar se há pontos de mofo, umidade e mudança na coloração da pintura ou azulejo. Outra forma é, nos trechos em que passa encanamento, fazer o teste de batidas: casa seja emitido som diferente, chame um técnico para verificar.

Torneiras: esse é um problema mais visível e, por vezes, mais simples de identificá-lo, pois se a torneira estiver pingando é sinal de que está desperdiçando água. Conforme informações da Sabesp, gotejando uma torneira desperdiça 46 litros por dia, enquanto que um filete de aproximadamente 2 milímetros, ultrapassa 4,1 mil litros de água perdidos.

w2z: