Araras: aulas são suspensas e eventos cancelados por conta do coronavírus

Ramon Rossi

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que chegou ao Brasil nos últimos dias, fez com que autoridades federais, estaduais e municipais reagissem rápido, anunciando medidas rigorosas. Em Araras, aulas na rede municipal, estadual e particular foram suspensas, assim como no ensino superior. O Estado de São Paulo tem 136 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. No momento, a cidade não registra casos suspeitos – os dois que estavam sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica foram descartados.

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Araras, decidiu suspender as atividades presenciais até o dia 29. A FHO (Fundação Hermínio Ometto) emitiu nota dizendo que as aulas estão suspensas hoje, mas que uma reunião na instituição irá definir o cenário dos próximos dias. O Unar (Centro Universitário de Araras) Dr. Edmundo Ulson também suspendeu as aulas temporariamente, sem data prevista para voltar. Na Faculdade São Leopoldo Mandic foi decretado período de férias escolares de 15 dias para alunos do internato a partir de terça-feira (17). O recesso poderá ser ampliado conforme momento epidemiológico identificado.

O prefeito Junior Franco (DEM), após anunciar na manhã da última sexta-feira (13) o cancelamento da festa de 149 anos de Araras, se reuniu com equipes do governo no último sábado (14) e cancelou, temporariamente, as aulas na rede municipal e os eventos que estavam na agenda da Prefeitura para março.

“Os pais não precisam levar seus filhos nas escolas municipais já a partir do dia 16 de março. Portanto, as aulas na semana de 16 a 20 de março estão mantidas para quem deseja frequentar, mas toda falta deste período será abonada. Os alunos presentes na escola nesta semana receberão orientações de cuidados especiais de como se prevenir contra o coronavírus. Já a partir do dia 23 de março não haverá aula em todas as unidades escolares, seguindo diretrizes de procedimento estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo”, disse o chefe do Executivo.

A reunião envolveu todos os responsáveis pela área da saúde no município, de onde serão definidas novas medidas e providências que serão adotadas para o atendimento da população e que em breve será anunciada pela Prefeitura. Em nota, o governo de Araras disse que “manifesta preocupação com o crescimento acelerado do novo coronavírus no país e reforça a responsabilidade com a saúde pública no município”.

Redação JC: