Anna Markun presta homenagem a Chico Buarque em espetáculo no Sesi

Valdira Guimarães Augusto

Como uma princesa roqueira de outro planeta, Anna Markun homenageia Chico Buarque

A cantora, atriz e humorista Anna Markun apresenta no Sesi Rio Claro, nesta sexta-feira, o espetáculo O Mundo Encantado Buarque de Hollanda, em homenagem aos 70 anos de idade e 50 de carreira de Chico Buarque. Idealizado e interpretado por Anna Markun, o espetáculo contará com duas sessões, às 15h e 20 horas. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão. O Sesi fica na Avenida M-29, nº 441, Jardim Floridiana.

Em entrevista ao Jornal Cidade, a atriz recorda que a ideia que homenagear Chico Buarque surgiu há 11 anos, quando estava em uma praia no Rio Grande do Sul. A primeira apresentação com alguns músicos foi há dez anos, no Rio de Janeiro. Após alguns artistas conhecidos de Ana conferirem a apresentação, surgiu a ideia de transformá-la em espetáculo teatral. Assim, O Mundo Encantado Buarque de Hollanda está em cartaz desde outubro de 2013.

“Inclusive, o próprio Chico Buarque assistiu e ficou superfeliz. Ele autorizou o espetáculo, o que é uma honra. Na apresentação reúno músicas adultas, mas que as crianças curtem. É um espetáculo para toda a família”, pontua a atriz.

Anna Markun explica que no espetáculo é contada a história de uma jovem princesa roqueira, vinda de outro planeta e que chega à Terra acompanhada de uma banda para fazer um show no Brasil. Durante o show a atriz interpreta três personagens, relativas às músicas de Chico Buarque, além da personagem principal, que é a princesa roqueira.

O repertório conta com canções como A Banda; João e Maria; Tanto Mar; Piruetas e Boi Voador não Pode, entre outras. O repertório inclui várias fases do compositor e obras que nem sempre são destinadas às crianças, mas cuja linguagem clara e objetiva da artista e de seus amigos consegue transmitir a elas com toda a beleza de sua poesia, além de proporcionar agradáveis recordações aos adultos.

Anna Markun participou de algumas novelas na Rede Record, como humorista integrou o quadro O Curral, comandado por Tom Cavalcante, na mesma emissora, e também participou do Zorra Total, na TV Globo. Além disso, participou da 4ª edição do reality show A Fazenda.

“Participar do programa A Fazenda foi uma experiência bem diferente, pois você aprende muitas coisas. Não é fácil, é preciso conviver com pessoas de diferentes personalidades e esquisitas. Mas foi ótimo, gostei mesmo da convivência com os bichos e toda a rotina da fazenda”, diz.

Questionada se repetiria a experiência, a atriz é enfática. “Repetiria mas de outro jeito, eu seria mais racional e estrategista, tentaria de fato conquistar o prêmio. Na primeira vez, participei tentando fazer amizades e fui muito para o lado emocional, não é isso, lá é um jogo”, salienta Anna Markun.

Redação JC: