Amor a Opalas: grande paixão do pai é repassada ao filho e perdura por gerações

A marca Chevrolet está na família há quase 40 anos, hoje Gerson é proprietário de dois Opalas – um vinho e outro laranja boreal

Dois Opalas do ano de 1979, um na cor vinho com 6 cilindros e um laranja boreal de 4 cilindros SS, são os xodós do aposentado Gerson Jorge Augusto de Oliveira, de 53 anos.

Ambos foram comprados em Rio Claro. O Opala laranja, comprado há 7 anos, levou de um ano e meio a dois para ser reformado. “Quando eu comprei, ele estava destruído, faltava muita coisa para a reforma, acho que em um ano foram feitas a funilaria e pintura, depois disso foi feita a tapeçaria, e colocadas faixas…”, comenta.

O Opala laranja boreal não era SS quando comprado, foi todo caracterizado por Gerson
O Opala vinho foi comprado desmontado, Gerson colocou outro motor nele
Opala laranja tem motor 4 cilindros
Opala vinho tem motor 6 cilindros
No interior do Opala vinho
No interior do Opala laranja boreal, seu maior xodó

Assim que a reforma foi concluída, Gerson já começou a levá-lo em encontros de carros antigos, pouco tempo depois apareceu a oportunidade de comprar o Opala vinho: “este estava inteiro desmontado, só tinha a lata, fui comprando as peças e montando aos poucos, comprei outro motor pra ele também… hoje já está completo, dá pra passear nele”, completa Gerson.

O Opala laranja não era SS quando comprado, foi caracterizado por Gerson, ele colocou tudo que tem em um modelo SS, como rodas e faixas, porém o carro vinho mantém originalidades: “a cor dele é original, as rodas são originais, a única coisa que não é original são os pneus traseiros, eu prefiro colocar pneu largo para dar mais estabilidade para o carro”, explica. Os dois veículos têm pneu Hankook 235/60 R14 na traseira.

Gerson é apaixonado pelo veículo laranja porque foi o primeiro carro que ele conseguiu comprar: “escolhi essa cor, laranja boreal, porque eu achava muito lindo e eu gosto muito desse carro por ele chamar a atenção por onde passa, ele chama muito mais atenção do que o outro”, se referindo ao Opala vinho, que também chama atenção, mas pela potência dos seus 6 cilindros.

Gerson fala com emoção do seu pai ter andado no Opala laranja reformado, antes de vir a falecer em 2021 de covid: “Meu pai também era apaixonado por Opala, ele gostava muito e desde criança eu sempre o ajudava a arrumar. Daí vem a minha paixão pelo modelo”.

O aposentado ainda comenta que seu pai teve muitos Opalas e todo fim de semana ele e o pai estavam embaixo dos veículos, foi assim que Gerson aprendeu a fazer a manutenção dos seus Opalas.

“Esse Opala laranja é o meu xodó, esse eu não vendo por nada”, comenta com voz embargada. Relata que foi muito difícil conseguir um Opala desse ano. Também tinha vontade de ter uma A20, conseguiu comprar no mês passado, quer futuramente reformar e mostrar ao público do JC.

Karem Freitas: