Comissão que analisa pedido de impeachment recebe defesa de Dilma Rousseff

Da Redação

Reunião da Comissão Especial encarregada de analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Dep. Jovair Arantes (PTB-GO)

A semana começou movimentada no Congresso Nacional. Termina nesta segunda-feira (4) o prazo final para que a presidente Dilma Rousseff (PT) entregue sua defesa por escrito à comissão especial que analisa o processo de impeachment na Câmara dos Deputados. A defesa deverá ser entregue à comissão no fim da tarde desta segunda-feira pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que fará a sustentação oral para os integrantes do colegiado.

A previsão é que o Cardoso entregue a defesa por volta das 16h30. Depois disso, fará sustentação por cerca de 30 minutos. Após receber e analisar a defesa, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), relator da comissão, irá elaborar seu parecer que será discutido e votado pelo colegiado. Arantes anunciou que deverá apresentar o seu parecer na quarta (6) ou quinta-feira (7).

O relator acredita que haverá pedido de vista o que pode atrasar a votação. A estimativa é que o texto final seja votado pela comissão até o dia 11 ou 12 de abril. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, informou que, quando a comissão especial do impeachment finalizar a votação do parecer, ele entrará na pauta do Plenário quatro dias depois.

Para aprovar em Plenário a abertura do processo contra a presidente Dilma, são necessários 342 votos favoráveis, ou seja, dois terços do plenário. Conforme tem sido divulgado na imprensa, o movimento pró-impeachment teria 261 votos e os contrários, 117. A Câmara tem 513 deputados.

Redação JC: