​Famílias de baixa renda de RC receberão conversor para sinal digital de TV

Divulgação 

A distribuição gratuita de kits de acesso ao sinal digital de televisão vai beneficiar famílias de baixa renda de Rio Claro. Na quarta-feira (30) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou termo de cooperação com a empresa Seja Digital, que distribui os kits em todo o país, conforme exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Com essa parceria estamos garantindo o acesso à informação para a camada menos favorecida da comunidade”, comenta Juninho, que assinou o documento em cerimônia realizada na cidade de Paulínia, com presença dos prefeitos de outros oito municípios, da diretora de Operação Regional da Seja Digital, Andrea Marques, e do diretor de Relações Institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro.

As pessoas que terão direito a receber os kits gratuitos em Rio Claro serão avisadas pela Secretaria de Assistência Social e pela Seja Digital, que agendarão com os beneficiados a retirada dos equipamentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Também haverá suporte técnico gratuito para aqueles que precisarem de auxílio e orientação para instalar o kit”, explica a secretária de Assistência Social, Érica Belomi, que participou do evento em Paulínia.

 De acordo com cronograma do governo federal, o sinal analógico de televisão na região de Rio Claro será extinto definitivamente no dia 29 de novembro. A partir daí, só assistirá a programação televisiva quem tiver aparelhos de TV que recebem sinal digital, ou possuírem o conversor para adaptar os televisores mais antigos.

O kit gratuito, com antena e conversor, é destinado aos beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros. Em Rio Claro, o registro dos usuários de vários desses programas é feito no Cadastro Único, gerenciado em âmbito local pela prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social. Hoje existem aproximadamente 13 mil pessoas no Cadastro Único do município.

Redação JC: