Univesp ganha pólo físico em Rio Claro

247

O município de Rio Claro já conta com pólo físico da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), quarta universidade pública do Estado de São Paulo. A sede da universidade foi inaugurada nesta terça-feira (3) para melhor atender os 150 alunos matriculados na instituição nos cursos de engenharia da computação, engenharia de produção e pedagogia. A unidade está funcionando no prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA), localizado na Rua A, nº 269, bairro Chácara Lusa, Rodovia Washington Luís, km 173.

A instalação da Univesp em Rio Claro foi viabilizada por meio de parceria entre a prefeitura e o governo estadual. Em sua fala, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradeceu a parceria com o governo do estado que já proporcionou e vem proporcionando várias conquistas para o município. “A política é a arte nobre de levar o bem comum à população que mais precisa. E isso tem sido feito em Rio Claro com inaugurações de escola e universidade, entrega de postos de saúde e outras melhorias. É uma questão de respeito ao dinheiro público”, destacou Juninho.

O secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, ressaltou que investir em educação tem sido uma das prioridades do governo municipal, que Rio Claro está disponível para implantar bons projetos e preparada para o mercado de trabalho com mão de obra qualificada. “Espero num futuro próximo vir comemorar a diplomação dos alunos da Univesp, sinalizando para as empresas que Rio Claro tem profissionais qualificados em diferentes áreas de conhecimento”, declarou Rotolo.

Ricardo Bocalon, secretário de Estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, salientou o crescimento da Univesp nos últimos meses, avançando pelo interior paulista por meio de parcerias com os municípios. “No início de 2017, a Univesp estava presente em 60 cidades e, a partir de agosto, esse número subirá para 271, passando de 3.500 para 60 mil alunos. É um projeto importante, o maior programa de universalização do ensino público, gratuito e de qualidade”, observou Bocalon.

“Estamos realizando um sonho. Tenho certeza de que essa universidade pública e virtual crescerá nos próximos anos, com mais cursos e investimentos”, comentou Luciana Santos, orientadora do pólo local da Univesp.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes, destacou os investimentos feitos pelo município em educação. “No futuro, os alunos atendidos na creche inaugurada hoje poderão estudar aqui na Univesp. É importante esse investimento na educação virtual que dá oportunidade de estudo àqueles que não podem frequentar um pólo físico”, assinalou.

O vereador Val Demarchi falou em nome do deputado estadual Aldo Demarchi, que tem trabalhado por Rio Claro junto ao governo estadual. “Rio Claro obteve várias conquistas como a Univesp, o Centro de Inovação Tecnológica e a creche do Terra Nova, que são frutos de trabalho conjunto”, pontuou.

Na cerimônia de inauguração da Univesp, também foi assinado o termo de credenciamento junto ao governo estadual para a implantação do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) em Rio Claro. Com isso, o município poderá pleitear recursos para realização de obras e compras de equipamentos para o CIT que dará suporte às empresas de base tecnológica para o desenvolvimento de seus produtos.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; os secretários municipais Emílio Cerri (Agricultura), Anderson Golucci (Habitação), Adriano Moreira (Educação), Jean Scudeller (Administração), Paulo Roberto de Lima (Obras) e Érica Belomi (Desenvolvimento Social); os superintendentes Ricardo Pires de Oliveira (Daae) e Mônica Frandi Ferreira (Arquivo Público); Luís Fernando Godoy, comandante da Guarda Civil Municipal; o vereador Geraldo Voluntário; Anselmo Ariza Quinelato, diretor titular do Ciesp Rio Claro; Tu Reginato, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro; Kiko Beloni, vereador de Valinhos; alunos da Univesp, servidores municipais e convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA