Sistema informatizado integrará unidades de saúde em Rio Claro

251

Divulgação 

O governo municipal de Rio Claro está finalizando a implantação de sistema informatizado para integrar dados e dar maior agilidade ao atendimento nas unidades da rede municipal de saúde. Servidores da Fundação Municipal de Saúde estão recebendo treinamento para trabalhar com o novo sistema, que recebe os últimos ajustes. “A interligação de dados é essencial para melhorar e dar maior agilidade ao atendimento à população” comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve na UPA da Avenida 29 acompanhando parte do treinamento dos funcionários.

A UPA da Avenida 29 será a primeira unidade da rede a utilizar o novo sistema, que está sendo implantado em todas as demais. Além de controle de acesso e triagem de pacientes, a inovação permitirá a informatização geral da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro. “Com a interligação e cruzamento de dados pelo sistema será possível melhorar consideravelmente o atendimento médico nas unidades”, comenta o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, que acompanhou o prefeito na visita à UPA da 29. “O trabalho de informatizar as unidades é uma de nossas prioridades, pois vai ajudar a reduzir o tempo de espera de pacientes, sobretudo em horários e dias de maior movimento nas unidades”, acrescenta.

O treinamento dos funcionários está sendo feito pela Maestro Sistemas Públicos, empresa responsável pelo sistema chamado IDS Saúde, que permitirá obter em tempo real as maiores demandas da rede, fazer o controle de procedimentos, gerar relatórios e estabelecer séries históricas de procedimentos médicos, requisito básico para pleitear mais recursos no Ministério da Saúde.

Voltado para a gestão da saúde pública municipal, o sistema IDS Saúde é uma solução moderna, eficaz e flexível. A informação é lançada uma única vez no sistema e disponibilizada para todos os setores, possibilitando a integração total da Secretaria da Saúde. O histórico individual do paciente é gerado com o uso sistemático da ferramenta. A otimização dos processos é garantida através da integração dos dados gerados e transferidos automaticamente para os programas oficiais do Datasus, o departamento de informática do SUS gerenciado pelo Ministério da Saúde.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: