Semana do aleitamento materno começa segunda-feira(6) em Rio Claro

213

Uma ampla programação foi elaborada para a 20ª edição da Semana de Aleitamento Materno. De segunda (6) a sexta-feira (10) da próxima semana, mães e seus bebês poderão contar com palestras, oficinas, debates, entre outros eventos relacionados ao assunto. Com o tema “Amamentação é a Base da Vida”, a abertura oficial será realizada, na segunda-feira, às 14 horas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro Terranova. O Cras fica na Avenida Marginal, nº 1043.

Na terça-feira (7), às 14 horas no anfiteatro da Faculdade Asser, no Centro, será realizada a palestra “Cuidados com a postura corporal durante a amamentação”. E às 15 horas, na Clínica de Fisioterapia da Asser haverá uma oficina com exercícios de alongamento e relaxamento para alívio de dores nas costas após a amamentação.

Às 19 horas, também na terça-feira, no auditório da Santa Casa de Rio Claro, profissionais da saúde e convidados promovem o debate “Vivenciando os aspectos positivos do aleitamento materno”.

Na quarta-feira (8), haverá um workshop para profissionais da saúde com técnicas e abordagem de incentivo. Esse workshop será realizado no estacionamento da Santa Casa, das 8 às 14 horas.

Na quinta-feira (9), no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal, a nutricionista Mariana Cristina Trovó fará palestra com o tema “Intolerância à lactose X Alergia à proteína do leite de vaca”. O NAM fica na Rua 6, 3265, no Alto do Santana.

E para fechar a 20ª Semana de Aleitamento Materno, na sexta-feira (10), profissionais da Unimed Rio Claro estarão na Praça da Liberdade, no Centro, orientando as mães, das 10 às 17 horas. Nesse mesmo dia, no anfiteatro da Santa Casa haverá uma solenidade de comemoração pelos 14 anos do Banco de Leite e reconhecimento às doadoras.

Durante toda a semana também haverá a campanha de doação de leite materno e frascos, no Hospital da Unimed, na Rua 11, 1441, Santa Cruz.

O Ministério da Saúde recomenda que até os seis meses de vida o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo ministério como o primeiro direito da criança após o nascimento.

O leite materno contém componentes capazes de proteger a criança de várias doenças. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano, que a mãe fornece ao filho enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, a 20ª Semana do Aleitamento Materno também tem a participação da Secretaria de Cultura e Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Santa Casa de Misericórdia, Unimed, Faculdade Asser, Banco de Leite da Santa Casa, Proama – Projeto Amamentar da Unesp, Silvia Mega Hair e Câmara Municipal. A programação e detalhes sobre os eventos podem ser conferidos no link  cultura.rc.sp.gov.br/aleitamentomaterno.

DEIXE UMA RESPOSTA