Saúde ocular: saiba como cuidar dos olhos

108

Portal do Governo do Estado

As doenças oculares acima estão entre as mais comuns
As doenças oculares acima estão entre as mais comuns

São muitas as doenças que podem prejudicar a nossa visão, já que os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo. Com a chegada do verão, algumas dessas doenças se tornam mais frequentes, além da própria incidência dos raios solares serem mais agressivas, exigindo mais cuidados e proteção.

Algumas doenças são mais comuns e ocorrem com certa frequência. Outras, mais graves, podem comprometer os olhos e até colocar a vida da pessoa em risco. As mais comuns são conjuntivite, terçol (ou hordéolo) e calázio.

Já a catarata e a degeneração macular atingem principalmente as pessoas idosas. A primeira pode ser revertida com cirurgia. No caso da degeneração macular, se tratada rapidamente, a visão pode ser corrigida.

Cuidados

O terçol, calázio, o pterígio e a conjuntivite alérgica não são doenças contagiosas. O tratamento deve ser feito com a ajuda do oftalmologista. No caso específico do terçol, os oftalmologistas recomendam higienizar e limpar as pálpebras com a ajuda de um produto específico.

A catarata é mais comum nas pessoas da terceira idade e requer tratamento cirúrgico. No caso da conjuntivite infeciosa, o perigo é o contágio de outras pessoas. Evite compartilhar toalhas de rosto e travesseiros e procure sempre lavar as mãos com álcool, líquido ou gel. Em todas as situações, no entanto, é necessário procurar um clínico geral ou um oftalmologista.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: