Saúde e Segurança fazem treino

98

Lucas Calore

Os órgãos de emergência de Rio Claro e região promoveram na manhã dessa sexta-feira (11) um grande simulado de atendimento no estacionamento do Shopping Center Rio Claro. O intuito do treinamento foi envolver o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e brigadas de incêndio do próprio Shopping e Rumo Logística.

Vítimas eram socorridas pelos profissionais de Saúde e Segurança do município de Rio Claro e região. Treinamento ocorreu no estacionamento do Shopping Rio Claro
Vítimas eram socorridas pelos profissionais de Saúde e Segurança do município de Rio Claro e região. Treinamento ocorreu no estacionamento do Shopping Rio Claro

Como foi? De acordo com o tenente Giovani, do Corpo de Bombeiros, a simulação envolveu mais de 100 pessoas, entre profissionais de Saúde e efetivos dos órgãos. Mais de 30 pessoas atuaram como vítimas de uma situação de desabamento e incêndio em uma escola. “Os serviços de emergência prestaram o atendimento e fizeram a triagem necessária para identificação, de acordo com a gravidade das vítimas”, explica.

Realidade

O nível de veracidade do treinamento era grande, havendo vítimas com fraturas criadas com maquiagem. Os socorristas levavam os pacientes para lonas setorizadas. A vermelha para emergência e a amarela para vítimas que podem aguardar o atendimento.

Já a lona verde é para as pessoas que conseguem se locomover sozinhas, porém a lona de cor preta é usada para vítimas em óbito. Ambulâncias de todas as corporações foram utilizadas, assim como equipamentos comumente usados no dia a dia pelos órgãos.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: