Samu realiza semana de educação em atendimento pré-hospitalar

85

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Semana de Educação em Atendimento Pré-Hospitalar de Rio Claro. O evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 e é realizado pela prefeitura, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail samu2018.inscriçõ[email protected]. O ingresso será um litro de leite ou um brinquedo novo, que serão doados a instituições do município.

A Semana de Educação em Atendimento Pré-Hospitalar é direcionada a profissionais e estudantes da área. O evento será realizado no Teatro “Professora Felícia Alem Alam”, no Centro Cultural “Roberto Palmari”, na Rua 2, 2880, Vila Operária. Nos três dias o evento começará às 19 horas.
No primeiro dia do encontro, o cirurgião Paulo Cesar Espada falará sobre “Tratamento do choque hemorrágico no trauma – coagulopatia hipotensão permissível”. O palestrante é cirurgião responsável pela equipe de cirurgia do trauma do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

No dia 19 a enfermeira Maria Aline Conceição Silva, pós-graduanda em enfermagem psiquiátrica na USP de Ribeirão Preto, falará sobre “Comportamento suicida – manejo e prevenção”.

No último dia do evento, 20 de setembro, o ginecologista e mastologista do Instituto de Oncologia da Santa Casa de Rio Claro, André Corrêa, fará a palestra com o tema “Atendimento pré-hospitalar em ginecologia e obstetrícia”.
Os serviços de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) foram desenvolvidos para garantir ações médicas de urgência que incluem deslocamento até acidentes ou eventos clínicos. No Brasil, a principal modalidade desse serviço é o Samu.

Além de fornecer um sistema de transporte, o APH permite o primeiro atendimento no local onde o problema se desencadeia, antes de o paciente ser levado a um serviço médico. Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, pois envolve a ativação pública do sistema por ligação telefônica, a partir da qual o médico regulador aciona ambulâncias com equipes básicas ou avançadas.

O Samu é acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos. O Samu também atua na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

DEIXE UMA RESPOSTA