Rio que abastece 40% do município é ameaçado pelo despejo

102

Carine Corrêa

Área nas proximidades do Ribeirão Claro, no trecho da Vila Industrial, contendo acúmulo de entulhos e outros materiais
Área nas proximidades do Ribeirão Claro, no trecho da Vila Industrial, contendo acúmulo de entulhos e outros materiais

O Ribeiro Claro e o Rio Corumbataí são responsáveis pelo abastecimento de água no município. O primeiro manancial é responsável pelo abastecimento de 40% da cidade, mas, sua qualidade vem sendo ameaçada pelo despejo incorreto de lixo.

Marcos Antonio de Cerqueira Dorta conta que com frequência costuma ir no local para pescar. Ele até brinca, e diz que ultimamente só ‘pesca’ pernilongo. “A situação é grave. Já flagrei pessoas que despejam lixo diretamente no rio, sem nenhum pudor. Tem o ecoponto aqui ao lado, no bairro São Miguel, mas os carroceiros reclamam que são muitas normas impostas para seu uso”, conta.

A Prefeitura de Rio Claro diz que a poluição das águas por diferentes substâncias e o descarte irregular de lixo pode comprometer a quantidade de água, através do processo de assoreamento dos rios e a qualidade da água bruta captada para processo de tratamento nas estações, o que representa custos maiores para tratar a água. “Em meados de 2011, o município concluiu o programa ambiental para despoluição do córrego Lavapés e do Ribeirão Claro. O investimento foi de R$ 44 milhões (valores ano base 2010) e as obras permitiram a recuperação da qualidade das águas”, disse em nota. O poder público ainda afirma que realiza com frequência a limpeza dos mananciais do município na área de captação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Alem do lixo, nao vamos esquecer do esgoto que emana do Vila Industrial para o Ribeirao Claro.
    Fico pensando… 44 milhoes e esse dinheiro nao deu pra eliminar um vazamento de esgoto que reclamo a anos.
    Pobres governantes ricos!!! Nulos no dever!

  2. ***LIXO UM PROBLEMA CRONICO EM **RIO CLARO**QUANDO A QUESTÃO E AMBIENTAL **AS COISAS FICA REALMENTE COMPLICADA**COMO **NÃO** TEMO UMA POLITICA AMBIENTAL EFICAZ, QUE ATENDA AS NECESSIDADES BÁSICA DA POPULAÇÃO RIO CLARENSE**COM UM INVESTIMENTO TÍMIDO, COM POUCOS RESULTADOS,ESTAS CENAS COTIDIANAS DE VER LIXOS EM MARGENS DE RIOS E NASCENTE, VIAS URBANAS , E O REFLEXOS DIRETO ,DE UMA MINORIA DA POPULAÇÃO IRRESPONSÁVEL, SEM O MINIMO DE EDUCAÇÃO**COMO EM RIO CLARO NÃO SE PUNE**NINGUÉM ESTE EXCESSO DE LIBERDADE, QUE OS MAUS CIDADÃOS>JOGA LIXO>>ENTULHO>E OUTROS DETRITOS>> EM QUALQUER LUGAR, SEM SE PREOCUPAR COM O MEIO AMBIENTE QUE E DE **TODOS****A PARTIR DO MOMENTO QUE HOUVER PUNIÇÃO>> NO RIGOR DA LEI , PARA ESTES PORCALHÕES>>COM CERTEZA VAI DIMINUIR ESTE TIPOS DE CRIME***EM QUANTO FICAR SE LAMENTANDO SEM ATITUDES RIGOROSA << VAMOS FICAR MOSTRANDO ESTES LOCAS CRÍTICOS,COM MUITO LIXO E OUTROS DETRITOS SENDO JOGADO DE FORMA IRREGULAR*********

Qual sua opinião? Deixe um comentário: