Resgate auxilia no salvamento de bebê em Rio Claro

1210

O Resgate do Corpo de Bombeiros colaborou numa ação de salvamento a um bebê com poucos dias de vida. O caso ocorreu na última semana, no Jardim Panorama. A mãe Isabela Yuri Petroni, de 22 anos, conta que havia dado de mamar ao pequeno Lorenzo. Após colocá-lo no carrinho, ouviu um suspiro forte dele.

“Eu cheguei para vê-lo e estava vomitando. Coloquei-o de bruços para sair todo o vômito e, quando ele terminou, desmaiou. Ele acordou do nada e eu saí correndo para a rua pedindo ajuda aos vizinhos. Ele ficou muito roxo. Minha avó ligou para o Corpo de Bombeiros, que começou a nos auxiliar pelo telefone”, detalha.

Quem atendeu a ligação foi o soldado Mateus, que deu início às orientações de procedimento. Durante o tempo em que ficou na linha, a suspeita era que o bebê estivesse afogado. No entanto, no período da ligação, uma viatura se deslocou rapidamente até o endereço de Isabela. “Foi quando os bombeiros conseguiram estabilizá-lo com oxigênio e levá-lo até a UPA da Avenida 29. Os bombeiros só foram embora quando tiveram certeza de que ele estava bem”, conta a mãe.

O bebê recebeu os cuidados na Unidade de Pronto-Atendimento e teve alta. No dia seguinte, teve uma crise de apneia. No postinho de saúde do bairro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e levou Lorenzo até a UPA do Cervezão. Exames foram realizados ao longo do dia e teve alta. Com os resultados, alterações na saúde do bebê foram apresentadas.

“Ele estava com dificuldade grande para respirar”, explica Isabela. Após uma nova bateria de exames, a médica da unidade verificou que ele já estava bem. Foi identificado que Lorenzo sofre de disfagia, quando o leite segue para o estômago, mas também atinge as vias pulmonares. O bebê seguirá tendo acompanhamento médico na unidade do bairro.

“Se não fosse o Resgate, ele teria ‘parado’. Não daria tempo de um vizinho me levar. A viatura chegou muito rápido. Se não fosse a calma, paciência e toda tranquilidade deles… Eu estava em estado de choque. Eu os agradeço demais, por tudo. Foram muito humanos. Agradeço também aos funcionários do postinho do Panorama”, finaliza.

Efetivo

O soldado Mendes, sargento Junior e cabo Pires acompanharam a mãe na viatura e no hospital. Para atendimento emergencial, a população pode acionar o Resgate 24h no 193.

COMPARTILHAR

1 comentário

Deixe um comentário