Rio Claro aplicou quase 19 mil multas em 2016

179

Lucas Calore

Além dos pontos fixos de fiscalização, Rio Claro conta com radar móvel e lombadas eletrônicas (Foto aérea: Bruno Leite)
Além dos pontos fixos de fiscalização, Rio Claro conta com radar móvel e lombadas eletrônicas (Foto aérea: Bruno Leite)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro aplicou 18.938 multas de trânsito somente no primeiro semestre de 2016. O total de autuações pagas soma R$ 1.701.549,26 e o recurso é utilizado para novos investimentos no setor.

O descumprimento às leis de trânsito no município foram maiores em avenidas como Tancredo Neves, José Felício Castellano, Presidente Castelo Branco e Avenida dos Costas. As vias Rua 6, Rua 3-A entre avenidas 32-A e 34-A; Rua 6 entre Avenidas M-21 e M23, Avenida 54 entre ruas 22 e 23; Rua 3-B entre avenidas 18-A e 20-A, também registraram a maioria das multas.

Fluxo

O trânsito no município de Rio Claro é bastante criticado pelos próprios motoristas. O número de carros trafegando pelas vias é estimado em cerca de 170 mil, um pouco menor que o número de habitantes. Considerando o intenso movimento que cresce a cada dia, a Prefeitura de Rio Claro instalou nos últimos anos 27 pontos de fiscalização eletrônica. São lombadas eletrônicas, radares fixos de controle de velocidade e radares que detectam avanço de sinal vermelho e velocidade dos veículos. Questionada, a Secretaria de Mobilidade afirma entender que o ideal é que todos respeitassem as leis e sinalização de trânsito, o que tornaria as multas desnecessárias.

Acidentes

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança de São Paulo, o número de lesões corporais culposas por acidente de trânsito de janeiro a junho de 2016 em Rio Claro é de 595. No mesmo período de 2015 foram 674; em 2014, 718 ocorrências registradas nos seis primeiros meses.

1 COMENTÁRIO

  1. Isso é a realidade do transito na cidade azul só para ilustrar o tema os que daqui saem para passear vão e retornam com no minimo uma multa de transito. isto porque estão acostumados a fazer manobras perigosas aqui na terrinha! Lá fora os amarelinhos pegam.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: