Alunos participam da formatura do Proerd, programa de prevenção ao uso de drogas da PM

Ednéia Silva

A prevenção ao uso de drogas tem que começar cedo. Por isso, a Polícia Militar de Rio Claro realiza o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), programa de educação preventiva voltado para crianças e adolescentes. O Proerd ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. O objetivo é prevenir o uso de drogas na infância e adolescência.

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), que existe desde 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992. No Estado de São Paulo teve início em 1993 e na cidade de Rio Claro vem sendo aplicado desde 1999. As palestras do Proerd são ministradas por policiais com o auxílio de professores e a participação dos pais das crianças. Com isso, o programa chega até as famílias. Em Rio Claro, os instrutores são os PMs cabo Vera Lígia Ferreira de Camargo e soldado Ruggero Augusto Seron.

Alunos participam da formatura do Proerd, programa de prevenção ao uso de drogas da PM
Alunos participam da formatura do Proerd, programa de prevenção ao uso de drogas da PM

O setor de comunicação da PM esclarece que o Proerd tem como principal objetivo educar as crianças em seu meio natural: a escola. O Proerd trabalha com alunos de várias faixas etárias, mas dá ênfase especial aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Os instrutores mostram os efeitos das drogas e ensinam as habilidades necessárias para evitar a pressão de grupo e o início do uso.

“As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes”, explica a PM. Além disso, o Proerd também visa aproximar os estudantes da Polícia Militar, estabelecendo uma relação de amizade e confiança.

O programa é desenvolvido em parceria com as escolas das redes pública e privada de ensino durante dez semanas (uma aula por semana) ao longo do semestre letivo. As instituições de ensino interessadas em realizar a atividade devem procurar o Batalhão da Polícia Militar pelo telefone (19) 3524-4688. A PM ressalta que “o sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a escola, a família e a polícia”.

Em 16 anos de aplicação em Rio Claro, o Proerd já formou mais de 37 mil crianças. Somente no ano passado foram atendidas aproximadamente 3.000 crianças somente em Rio Claro, fora as cidades da região.

A avaliação é positiva. “Neste ano, o Proerd completa 23 anos de existência na Polícia Militar do Estado de São Paulo, com indicadores de que sua aplicação nas escolas minimizam comportamentos inadequados dos estudantes, influencia no relacionamento familiar, demonstrando inclusive que pais deixaram de fumar e ingerir bebidas alcoólicas, além de influenciar positivamente também no relacionamento entre polícia e comunidade”, afirma a PM.

Se a PM tem o Proerd, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem o Geduc – Guarda Educacional, também de prevenção ao uso de drogas entre crianças e jovens. E os alertas são realmente necessários, visto que a cada dia surgem novas drogas que atraem os jovens.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.