Domingos Sávio criou sistema que capta água da chuva e, também, reaproveita a que é utilizada na máquina de lavar roupas

Adriel Arvolea

Domingos Sávio criou sistema que capta água da chuva e, também, reaproveita a que é utilizada na máquina de lavar roupas
Domingos Sávio criou sistema que capta água da chuva e, também, reaproveita a que é utilizada na máquina de lavar roupas

Mensalmente, Domingos Sávio e a esposa consomem cerca de 12 metros cúbicos de água, segundo aferição do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro. Buscando alternativas para o enfrentamento da crise hídrica que afeta o Estado de São Paulo e a economia em casa, foi criado um sistema que capta a água da chuva e, também, reaproveita a da máquina de lavar.

Domingos criou o mecanismo no mês de fevereiro, mas já estima economizar de quatro e cinco metros cúbicos de água no primeiro mês. Com investimento médio de R$ 2 mil, ele mesmo construiu uma torre e instalou duas caixas d’água junto ao reservatório residencial existente, além de uma bomba. Para o torneiro mecânico aposentado, o objetivo do trabalho é a sustentabilidade. “Não penso em economizar financeiramente, mas preservar a água e usá-la de forma consciente”, explica.

O sistema funciona da seguinte maneira:a água da chuva que cai nos telhados da casa é conduzida pela calha até um cano, que a direciona para um pequeno reservatório. Este é forrado com camadas de saco de rafia, pedriscos e areia, para filtrar o líquido. Dali, a água vai para uma caixa d’água maior que lança o volume para uma segunda. A capacidade total de armazenamento é de dois mil litros. Um mecanismo anexo recebe, também, a água da máquina de lavar.

“Uso essa água para a descarga de casa, regar o jardim e lavar o chão. A caixa que recebe a água da rua é para o banho. Dessa forma, não há desperdício e economiza-se no que é necessário”, comenta Sávio. Entusiasmado com o projeto pessoal, prevê implantar o sistema num conjunto de casas de sua propriedade.

Situação

Apesar de Rio Claro não enfrentar problemas de abastecimento devido à estiagem, a economia de água na casa de Domingos Sávio é um exemplo de atitude cidadã. Mesmo sem se preocupar com a economia financeira, é válido ressaltar que a atitude do morador terá reflexos positivos na sua conta mensal, já que a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento na Bacia do PCJ (Ares-PCJ) divulgou, em seu site oficial, a Resolução 79, de 12 de fevereiro de 2015, autorizando o Daae a reajustar as tarifas de água e esgoto em 13,95%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.