A Prefeitura de Rio Claro realizou no final de semana a limpeza de uma área localizada no cruzamento da Avenida M-39 com a Rua 8, bairro Parque São Jorge, de onde foram retiradas 180 toneladas de lixo e entulho e descartados no Aterro Sanitário.

Ao todo foram necessárias 12 viagens de caminhões para fazer a remoção. Também foi realizado o aterro e nivelamento do terreno. A área, que fica próxima de um ecoponto, havia sido limpa há 90 dias. Isso significa que, em média, foram descartadas duas toneladas de lixo e entulho por dia naquele local, que não é um ecoponto e portanto não deve receber depósito de materiais.

“Estamos ampliando os serviços de limpeza e manutenção no município, mas é necessária a colaboração da população”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que o município realiza estudos para a implantação de novos ecopontos.

O descarte de lixo e entulho em lugares inapropriados pode gerar multa para quem for flagrado pela fiscalização. O acúmulo de lixo em vias públicas, terrenos baldios, praças, áreas verdes, entre outros ambientes, resulta em poluição visual, ambiental, altera o ecossistema e pode trazer graves problemas de saúde. Além dessas consequências, também há o perigo de disseminação de animais peçonhentos e mosquitos transmissores da dengue.

A prefeitura ressalta que não há motivo para descartar lixo e sujeira de maneira incorreta. O município tem coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, coleta seletiva de lixo, operação cata bagulho, que passa mensalmente nos bairros recolhendo móveis velhos e materiais inservíveis, e ainda seis ecopontos, que abrem de segunda a sábado e atendem inclusive à noite, e nos feriados até as 17 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.