Divulgação

Com média superior a um registro por dia, a primeira semana de agosto já contabilizou até a manhã de terça-feira (8) dez focos de incêndio identificados pela Defesa Civil de Rio Claro dentro da operação “De olho na queimada”. É o equivalente a dois terços dos casos verificados durante todo o mês passado pela Defesa Civil rio-clarense, que em julho atendeu 15 ocorrências.

“Além disso, há os casos atendidos diretamente pelo Corpo de Bombeiros”, explica o diretor municipal da Defesa Civil, Wagner Araújo, salientando que a estiagem, que já dura aproximadamente 50 dias em Rio Claro, exige cuidados e atenção redobrada de toda a comunidade para reduzir os riscos das queimadas.

Na segunda-feira (7), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros precisaram de aproximadamente quatro horas para controlar incêndio em estrada na região nordeste do município, que dá acesso ao Bairro dos Lopes e fica perto da Floresta Estadual. Não houve vítimas, mas o fogo atingiu área de aproximadamente 60 mil metros quadrados, com danos ao meio ambiente.

“Tivemos uma dificuldade a mais pelo fato do local ser de difícil acesso, o que obrigou as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros a usarem apenas ​ equipamentos portáteis ​como bombas costais e abafadores de chamas, para os trabalhos de contenção e extinção das chamas​, comenta Araújo.

Quem identificar focos de incêndios deve acionar os bombeiros, pela linha 193, ou a Defesa Civil pela linha 199.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%