Projeto ajuda no resgate da cultura brasileira

157

Sidney Navas

Intitulado como ‘Projeto Santa de Bamba’ grupo se reúne na árdua missão de propalar e trazer a cultura da nossa Música Popular Brasileira mais próxima de todos

SantadeBamba4
Grupo promove o resgate da nossa cultura popular brasileira

Criado em 2012, o grandioso ‘Projeto Samba de Bamba’ em Santa Gertrudes tem como objetivo resgatar os valores da rica e diversificada cultura da nossa Música Popular Brasileira, por meio do samba de raiz. Um dos integrantes do grupo, Paulo Cesar Braga Baptista, revela que além do samba também promove ações que visam arrecadar alimentos, produtos de higiene pessoal como também a realização e distribuição de sopas para a população de Santa Gertrudes e Rio Claro. “Nosso projeto é composto por quinze membros diretamente envolvidos, entre eles um DJ e um fotógrafo. Sempre nos reunimos e nos apresentamos a cada terceiro sábado do mês na praça pública Dermeval da Fonseca Nevoeiro, que fica bem em frente ao prédio do Poder Executivo”, observa Paulinho como é chamado carinhosamente por todo mundo que o conhece. O grupo também já participou de outras festas feitas em Santa Gertrudes (no pátio da Aspacer), em alguns programas de emissoras de televisão e na famosa Black June, tida como a maior festa junina da região.

Ciente de sua obrigação, Paulinho comenta que quando se fala em cultura sempre é importante, seja ela qual for, compartilhar essas raízes que em muitos cantos são esquecidas. “Está certo que nos dias de hoje os jovens se sentem cada vez mais independentes e alguns não dão tanta importância para cultura, por isso, penso que nós não podemos nos desanimar jamais, caso contrário aqueles antepassados que construíram nossa história serão esquecidos”, lembra ele.

Natural de Santa Gertrudes, Paulinho destaca que sempre valorizou as origens que marcam a sua criação e sabe muito de sua responsabilidade como agente multiplicador das ideias difundidas pelo grupo. “Entre os meus principais desafios está a conscientização das pessoas através de valores imprescindíveis como o respeito, humildade e fé a fim de criarmos um futuro melhor”, pontua. Ele relata que a maior dificuldade enfrentada é desconfiança sem justificativa por parte de algumas pessoas. “É difícil você criar e dar continuidade a um projeto dessa natureza, já que, tem gente por aí que não acredita que dará certo, mas aos poucos estamos seguindo firmes e fortes e espero deixar raízes ou ser lembrado no futuro, já que em nossa região nenhuma outra cidade consegue oferecer algo parecido numa praça pública para a nossa comunidade”, explica.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: