Prevenção a IST e testes rápidos de HIV durante o Carnaval na Praça

159

Divulgação

A unidade itinerante do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids, Hepatites Virais (Sepa), da Secretaria Municipal de Saúde, estará no Jardim Público durante os quatro dias do Carnaval na Praça.

Até 5 de março, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde distribuirão preservativos e material com orientações de prevenção às ISTs.  Na unidade móvel do Sepa, equipada com laboratório, serão feitos testes rápidos gratuitos para detecção de HIV e outras ISTs. Vale ressaltar que os testes só serão realizados mediante “processo laboral cognitivo do cidadão”, pois existem situações que não há condições de revelar diagnóstico durante a folia.

Este é um trabalho preventivo que o Sepa desenvolve durante todo o ano, em sua sede na Avenida 19 esquina da Rua 10, bairro Consolação, e também nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município, e que tem como objetivo o diagnóstico precoce para o HIV, sífilis e hepatites virais.

“O diagnóstico precoce do vírus da Aids garante o início imediato do tratamento e mantém a qualidade de vida do paciente”, afirma Neide Heloisa Pinto, responsável pelo Sepa. “A prevenção de todas as infecções sexualmente transmissíveis requer medidas de proteção, ou seja, o uso de preservativos durante todas as relações sexuais”, acrescenta Neide.

O Sepa desenvolve atividades de prevenção durante todo o ano, além da capacitação de toda a rede municipal de saúde. Todos os casos diagnosticados são acompanhados e tratados na sua integralidade.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: