Prefeitura de Rio Claro nega funcionário fantasma na Sepladema; Ministério Público apura

198

Antonio Archangelo

Em plena sexta-feira, 13, as denúncias sobre supostos funcionários “fantasmas” chegam agora à Prefeitura de Rio Claro. De acordo com o promotor de Justiça, André Vitor de Freitas, uma investigação, em fase de conclusão, aponta para um comissionado do governo Du Altimari que, mesmo nomeado, não estaria aparecendo para exercer a função de “Assessor Especial de Diretoria” na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).

“Recebemos notícia de que o indivíduo conhecido como Zão seria nomeado para cargo em comissão na Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Claro, mas que não comparecia ao seu trabalho. Com apoio da Polícia Civil, identificamos ‘Zão’ como Antônio Uchoa Ribeiro, proprietário de um bar localizado na Avenida 76, no Santa Maria. A prefeitura informou que Antônio efetivamente é ocupante do cargo em comissão denominado Assessor Especial de Diretoria, nomeado em 01/03/2013, devendo cumprir carga horária de 40 horas semanais junto à Sepladema O salário médio de Antônio no referido cargo gira em torno de dois mil e seiscentos reais”, comenta o promotor ao Jornal Cidade.

De acordo com a investigação, “Zão” tomava conta de seu bar durante horário de expediente na Sepladema (Foto: Google ST)
De acordo com a investigação, “Zão” tomava conta de seu bar durante horário de expediente na Sepladema (Foto: Google ST)

De acordo com o Ministério Público, Zão “permanecia o dia todo em um bar de sua propriedade, conhecido como ‘Bar do Zão’”. Com posse das informações, a promotoria solicitou apoio à Polícia Militar “no sentido de diligenciar no bar acima mencionado, em dias e horários diversos, visando eventualmente constatar a presença de Antônio Uchoa Ribeiro no referido local.

Realizadas diligências entre os dias 10 e 26 de maio de 2015, em pelo menos uma ocasião, no dia 15, por volta de 10h30, Antônio Uchoa Ribeiro se encontrava no referido bar atendendo seus clientes. Consta ainda do mesmo relatório policial que no dia 25/05 foram encontradas e apreendidas três máquinas caça-níqueis no referido estabelecimento comercial, fato este objeto de Termo Circunstanciado já distribuído ao Jecrim local.

>>> Aldo e Chedid acusados de manterem “fantasmas”; ouça entrevista à Rádio Excelsior JP News

Foi solicitado também novo apoio à Polícia Civil para diligenciar no mesmo bar outras vezes, tendo Antônio sido flagrado no referido comércio em pleno horário de trabalho dele perante a Sepladema, conforme relatórios e fotografias existentes nos autos”, revela o promotor. “Antônio Uchoa Ribeiro é filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT desde setembro de 2011, tendo sido indicado ao cargo em comissão por Olga Salomão, vice-prefeita de Rio Claro, a quem Antônio está subordinado na Sepladema. Estamos concluindo as investigações mediante rastreamento das ligações telefônicas feitas com o celular de Antônio. Com a conclusão destas diligências, serão propostas as ações judiciais cabíveis”, conclui Freitas.

Na tarde dessa quinta-feira (12), a reportagem localizou Antônio na Sepladema. Ele nega que seja funcionário fantasma. “Não procede [a denúncia], estou aqui dentro da Sepladema. A denúncia foi feita, mas já entramos com processo contra o denunciante”, disse ao citar que é assessor da pasta há três anos. “Entro às 7h30 [fico até] as 11h30 e das 13h às 17h”, concluiu o assessor.

A vice-prefeita Olga Salomão não retornou a ligação da reportagem. Já a prefeitura cita que “não tem funcionários fantasmas”. “O referido funcionário cumpre seu horário de expediente, conforme ficou demonstrado em inquérito civil instaurado para apurar a denúncia, feita com base em informações infundadas.”

4 COMENTÁRIOS

  1. ***Quem vê o movimento desta secretaria, quantidade de gente que compõem esta repartição pública>>não precisa ser um gênio em politica que uma legião de fantasmas paira sobre esta secretaria de meio ambiente****SEPLADEMA****eu sempre frisei minha modesta opinião de cidadão!!!!para mim!!!!!mais parece um guarda roupa de***LUXO****Com cabides dourados>>>pelo péssimo serviços prestado a comunidade RIO CLARENSE >>A FOLHA DE PAGAMENTO DESTA SECRETARIA>>>>E BEM AVANTAJADA>>>>>>>não precisa ser um profundo conhecedor, tao puco um especialista>para achar que o prefeito na sua santa humildade vai admitir que exista**um único** funcionário fantasmas na sua comparação, se isto acontecesse seria um verdadeiro milagre!!!!mas como a população da cidade de***RIO CLARO ***Que de bobo ** tem absolutamente nada*** sabemos >>tem autos cargos de confiança e comissionados>>saindo pelo ladrão !!e só o MINISTÉRIO PUBLICO INVESTIGAR >>COM CERTEZA VAI ACHAR*****PODE TER CERTEZA O **TÍTULO** DE TRANSPARÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA ***NÃO VAI FICAR COM A CIDADE DE****RIO CLARO*****uma secretaria omissa**não tem fiscalização!!não tem autuação em flagrante..dificilmente se vê algo ***concreto***politica ambiental !!!UMA PEQUENA ***OBS>>>QUEM GANHOU A LICITAÇÃO PARA ADMINISTRAR>>>>>A LIMPEZA. DOS ECOPONTOS!!!!!FOI UMA EMPRESA LIGADA !!!A RÁPIDO SÃO PAULO!!!A MESMA QUE PRESTA SERVIÇOS DE ÔNIBUS COLETIVO>>>>>>QUE POR SUA VEZ JÁ **TERCEIRIZOU ESTE SERVIÇO!!!FICA COM UMA PORCENTAGEM >>O RESTO VAI PARA O PRESTADOR OFICIAL!!!!!AI SÃO MANOBRAS>>PARA QUE OS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO!!FICA GANHANDO NAS CUSTAS DO CONTRIBUINTE!!!QUEM PRETA OS SERVIÇOS JÁ TEVE PROBLEMAS COM ADMINISTRAÇÃO***PASSADA!!!AFINAL NO FIM DAS CONTAS SOMOS NOS >>O BOLSO QUE FAZ TODA DIFERENÇA!!!!!!

  2. Enquanto gente boa querendo uma vaga para mostrar serviço e por não ter o tal de quem indique não entra…. ps : eu mesma ja procurei várias vezes me candidatar as vagas nesta secretaria. .. sou bióloga formada e tenho experiência comprovada em trabalhos com obras e serviços do setor… Nunca me deram oportunidade

  3. esta secretaria dirigida pela vice prefeita olga Salomão, pela Diretora Adriana Quites Arantes, é sinônimo de falcatruas, com a total conivência da autoridade máxima do poder executivo o prefeito municipal sr. Palminio Altimari. Passam por cima da lei sempre visando benefícios próprios, beneficiando terceiros de forma irregular, trazendo problemas para quem deveria ter o cumprimento da lei a seu favor, como é o caso da Antena de TElefonia instalada no Jardim América (av. 60-a com rua 9-ja) cuja instalação passou por cima de todas as restrições do Bairro (plano diretor) beneficiando a empresa proprietária, sendo que na investigação do Ministério Publico, através da 5ª promotoria, apurou-se que a ANATEL SEQUER TINHA CONHECIMENTO DE UM PEDIDO DE INSTALAÇÃO DE ANTENA NAQUELE LOCAL. TUDO FEITO DE FORMA IRREGULAR, NA SURDINA, COM O APOIO DO SEPLADEMA E DEPARTAMENTO DE OBRAS. OUTRO CASO É A EXISTENCIA DE UMA VAREJÃO DE HORTI FRUTI TAMBEM NO JARDIM AMÉRICA NA AVENDIA 60-A COM JOSE FELICIO CASTELANO, QUE TAMBEM ESTA TOTALMENTE IRREGULAR COM AS NORMAS (OBRA DO BARRACÃO EM 2 LOTES NA AVENDA 60-A) QUE O SR. PREFEITO MUNICIPAL EM RETORNO AO QUESTIONAMENTO DO PROMOTOR DA 5ª PROMOTORIA, MENTIU, OMITIU FATOS, E APRESENTOU DOCUMENTOS FALSOS, QUE NADA TERIAM COM O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DESTE ESTABELECIMENTO. COM ISSO CONTINUAM COM A TIVIDADE IRREGULAR, CAUSANDO DANOS AO VIZINHO E SUA FAMILIA (BARULHO EXCESSIVO) SEQUER RESPEITANDO UMA CRIANÇA MORADORA DA RESIDENCIA AFETADA, PORTADORA DA SINDROME DO AUTISMO. ESSA QUADRILHA FORMADA PELO SEPLADEMA, PELO SETOR DE OBRAS, PELA VIGILANCIA SANITÁRIA, PELA FISCALIZAÇÃO DO ISSQN ( FINANÇAS) estão brincando de enganar o contribuinte e o promotor da 5ª promotoria. tudo isso é enojador.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: