Prazo para eleitores faltosos se encerra no dia 6

407

Os rio-clarenses que não votaram nem justificaram a ausência nos três últimos turnos têm apenas duas semanas, até 6 de maio de 2019, para regularizar a situação, sob pena de cancelamento do título. Em Rio Claro, aproximadamente 3.000 eleitores estão sujeitos a cancelamento.

Para a regularização, basta obter a guia de recolhimento, emitida no cartório eleitoral ou no site do TRE-SP, pagar a multa e comparecer ao cartório com o comprovante de pagamento. Na ocasião, o eleitor também pode realizar o cadastramento biométrico, que agora é obrigatório para todos os eleitores em Rio Claro.

Enquanto não regularizar sua situação, o cidadão está sujeito a uma série de impedimentos, como o bloqueio do CPF e a impossibilidade de conseguir empréstimos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.

Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.

E-mails falsamente atribuídos ao TSE estão circulando com orientações sobre o suposto cancelamento do título de eleitor. A mensagem não foi enviada pela Justiça Eleitoral e o conteúdo não é verdadeiro.

A Justiça Eleitoral ressalta que não utiliza e-mail para informar sobre cancelamento de título.

Endereços

110ª ZE – Rua 8, 819, avenidas 5 e 7

288ª ZE – Avenida 13, 634, ruas 5 e 6.

1 COMENTÁRIO

  1. acho repugnante a mídia dizer que temos o direito de votar. não nos somos OBRIGADOS a votar na minha opinião isso deveria mudar ou pelo menos parar de dizer que temos o direito quando na verdade trata-se de um dever
    direito
    adjetivo
    1.
    que segue a lei e os bons costumes; justo, correto, honesto.
    2.
    de acordo com os costumes, o senso comum, as normas morais e éticas etc.; certo, correto, justo.
    dever
    verbo
    1.
    regência múltipla
    ter de pagar;(TER DIVIDAS OU OBRIGAÇÃO).
    2.
    transitivo direto e bitransitivo
    estar em agradecimento; estar obrigado por
    obrigação
    substantivo feminino
    1.
    ação de obrigar; fato de estar obrigado a fazer uma ação.
    “votar é obrigação. de todo cidadão”
    2.
    aquilo que é ou se tornou necessidade moral de alguém; dever, encargo.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: