Gabriel Ferrari

Você tem honra?

Quando eu era pequeno, minha mãe falava que eu poderia perder tudo, mas não poderia perder meu nome. Eu ficava preocupado porque se eu perdesse meu nome, como as pessoas iriam me chamar? Ela estava falando de honra.

A honra não pode ser vista, não pode ser tocada, mas pode ser sentida. Há quem não cuide da sua mas quando colocada à prova deixa a pessoa profundamente irritada. Porque é difícil manter a honra mas ninguém quer ficar sem.

Bonanza, um tempo de tanta honra que até os bandidos eram bonzinhos!

Bonanza, tanta honra que até os bandidos eram bonzinhos!

O que é honra?

Honra é percepção de uma conduta virtuosa fundamentada em valores bondosos. Define características como credibilidade, justiça, respeito e integridade. Acima de tudo, uma pessoa que tem honra é alguém confiável, onde mesmo que sob o risco de seu fracasso podemos depositar nossa fé.

 

Honra é capacidade de provar seu valor. Como seres sociais precisamos sentir que temos um papel, que somos importantes de alguma forma para “o todo”. Não ter honra significa ser uma pessoa sem utilidade. Ninguém designaria uma função para ela ou sequer daria crédito às suas palavras. Honra é algo que com o tempo você percebe que vai durar quando você acabar. Porque a pior coisa não é a morte. É o esquecimento.

 

honra é o que fica depois que você vai

Honra é o que fica depois que você parte

 

Palavra de Homem

Apesar de não estar estampada na testas das pessoas, a honra é responsável pela dinâmica da vida social. O termo “palavra de homem” identifica homens de caráter incontestável. As palavras de um “homem de palavra” garantem o cumprimento de uma promessa.  Antigamente os compromissos eram feitos apenas com palavras, mas como para homens desonrados elas se perdem no ar, assinar o nome em contratos tem sido uma forma de comprovar sua credibilidade.

Ninguém é desprovido de honra, e cada um é responsável pelo tamanho da sua. Dessa forma é perfeitamente possível a palavra de uma camelô ter mais credibilidade que a de um presidente. Ser honrado é seguir princípios acima de tudo. A vida diária dá testemunhos dessa disciplina, mas não é possível provar sua honra até que as circunstâncias determine isso.  Quem não possui sempre vai tentar preservar as aparências, mas honra e desonra não se misturam.

 

Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa não cumprimenta Presidenta do Brasil. Por que será?

 

A Honra da Mulher

Com um mundo desenvolvido à partir de valores masculinos a honra da mulher residia no fato de um homem poder confiar que em sua ausência, a mulher cuidaria de todos os assuntos importantes à vida dele. Coisas como sua casa, propriedades, dinheiro, negócios e família.

 No passado o medidor de honra feminina era a castidade. Um homem buscava uma mulher para confiar seus segredos e administrar seus interesses em sua ausência. Como confiar em uma mulher que muitos homens já conheciam em intimidade? A infidelidade de uma mulher era um fator de extrema desonra para um homem, quando o contrário não era tão verdadeiro.

 Atualmente a infidelidade é um fator de desonra para ambos os sexos. Mas muitas vezes um homem com várias parceiras não é considerado tão promíscuo como uma mulher na mesma situação. Injusto, mas ser mais seletiva e se preservar tem dado um valor diferenciado a algumas mulheres.

 

“Não sei porque chamar mulher fácil de galinha. Já viu como é difícil pegar uma galinha?”

Já tentou pegar uma galinha?

Já tentou pegar uma galinha?

 

 O caminho da desonra

A maior evidência de falta de honra é não viver segundo um princípio. Não podemos confiar ou dar credibilidade para alguém que não se comporta segundo valores claros. E se ela não tem valores, que valor ela tem?

Alguém que é infiel ou trai um amigo, ainda que não seja descoberto cai em desonra. Sente um desconforto em lidar com aqueles que enganou. Mas ninguém quer ser pego e encarado com desonrado. Por isso faz uso da mentira para preservar as aparências.

"pelas costas" é a posição preferidas dos infiéis.

“Pelas costas” é a posição preferidas dos infiéis.

 

Se uma pessoa não é confiável, fica inconscientemente obrigada a desconfiar de todas as outras. Perde o direito e o prazer de confiar nas pessoas. Remove da mente a premissa “É possível confiar nas pessoas” e substitui por “As pessoas não são confiáveis”. Afinal, ela é a prova viva de desconfiança. Alguém assim passa a vida sem confiar em ninguém.

 

Já disse Cícero ; “É próprio do homem errar; só do ignorante, porém, perseverar no erro“. É possível redimir-se e preservar seu respeito, mas mentir para preservar as aparências é o caminho da desonra. Mas em prol dos justos,  a vida parece ter a incrível capacidade de revelar as mentiras para aqueles que prezam a verdade .

 

 Onde fica a Honra

Não se sabe ao certo quando começou, mas na Europa Medieval, as famílias recebiam brasões heráldicos que as identificavam por grandes empreendimentos ou atos de bravura. Era uma forma de mostrar porque um grupo familiar era importante. Essa importância ainda é carregada em nossos sobrenomes. É como um presente (ou maldição) que uma família passa aos descendentes. Prova que a honra (ou desonra) vai perdurar para outras gerações.

Atualmente o sobrenome tem um peso forte.  Em cada cidade temos nomes destacados e outros condenados… Em geral,  conforme o respeito cresce, alguém pode ficar conhecido através de seu sobrenome. Isso pode ser bom se boa reputação foi conquistada, mas será ruim se qualquer pessoa manchou o nome da família. Isso pode acontecer por alguém que não é da família ou mesmo um boato.

O meu sobrenome só me trouxe boa reputação. Mas já pensou o coitado que tem o sobrenome “Maluf“?

Brasão da família PINTO.  Você esperava outra coisa não é?

Brasão da família PINTO. Você esperava outra coisa não é?

CURIOSIDADE: Algumas fontes dizem que o nome português “Pinto” é uma alcunha derivada do adjetivo “pintado”, fazendo referência a um cavaleiro desta família regressado de uma batalha com sua armadura e indumentária pintada de sangue dos adversários.

 

Como manter sua honra

Palavra de Honra

Todos nascemos com credibilidade. Durante a vida tudo o que você precisa fazer é mantê-la. Se suas palavras  forem muito além de suas capacidades, você perde a credibilidade, e passar a ser frívolo, vaidoso e mentiroso. Qualquer palavra sua é uma promessa.

Aparência

A única aparência que você precisa cuidar é seu modo de se vestir. O resto suas palavras e atitudes vão provar para todos. Qualquer coisa além disso é “viver de aparências”.É melhor se um desconhecido valioso do que um desonrado conhecido.

Respeito

Desperte no coração das pessoas confiança através de suas palavras. Dê confortável certeza através de suas ações. Seja assim com todas as pessoas. Isso é respeito.

Ser uma pessoa honrada é ter respeito com todos, buscar atingir um propósito de vida seguindo princípios e valores considerados bons. Preocupando-se com isso você poderá ser alguém de importância única para todas as pessoas que cruzarem seu caminho.

 

A vida de alguém é limitada; a honra e o respeito duram para sempre. – Miyamoto Musashi

 

Outros posts deste autor
analise do cérebro
Como melhorar em 14 segundos
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano