Samia Dias

Você está atento às pesquisas de mercado?

A utilização de pesquisas é fundamental nos dias de hoje, mesmo sendo aquelas que não foram contratadas pelas empresas nas quais trabalhamos, ajudam nas tomadas de decisões de crescimento e ajustes ao mercado atual, que sofre mutações constantes devido às necessidades dos consumidores e tendências de mercado.

Devido à crise hídrica, já é possível encontrarmos pesquisas que ressaltam as mudanças nos comportamentos dos consumidores  que tomam atitudes de economia e de consumo consciente.

Outras pesquisas que circulam ultimamente estão ligadas à redução de gastos separados por classes sociais, ou seja, mais uma mudança no comportamento do consumidor na hora de decidir a compra de um produto.

É muito importante estar atentos às informações transmitidas pelo mercado diariamente, pois é ele que orienta o caminho adequado que as empresas devem seguir.

Além das publicações feitas pelos Institutos de Pesquisa, é necessário ouvir o próprio consumidor, e isso é muito simples de fazer pela própria empresa. Diria que basta perguntar e querer ouvir.

As empresas fornecem produtos aos varejistas que estão em contato direto com o público consumidor, que pode dar orientações sobre queixas, sugestões e elogios feitos por seus clientes. Por isso, basta perguntar que os varejistas informarão com muito gosto, aquilo que seus clientes pensam. Sabe por quê? Porque a satisfação do cliente está em primeiro lugar. É o cliente que vai apresentar as mudanças que deverão ocorrer com os produtos e serviços.

Se a empresa oferece serviços, é simples! Basta perguntar aos seus clientes como eles estão sendo oferecidos, se estão atendendo às necessidades e de que maneira poderiam melhorar em seus atendimentos.

Busque informações sobre as tendências do mercado. Leve em consideração aquilo que seus clientes têm a dizer e, além disso, busque maneiras diferentes de atender às necessidades, porque não basta somente ouvir e guardar as informações na gaveta.

pesquisa-mercado1

Quer ouvir seus colaboradores? Contrate profissionais qualificados ou Institutos de Pesquisa para aplicações de pesquisas qualitativas, que revelarão dados extremamente relevantes para manter os colaboradores nas empresas e acima de tudo motivados.

Perguntem e terão a resposta! Mas não as faça para aquele cliente amigo, porque ele pode se sentir constrangido em falar realmente o que pensa.

Até semana que vem!

Outros posts deste autor
Você sabe o que seu consumidor quer?
Omni-channel, como fazer e por que fazer?
Tenha sucesso com sua equipe de vendas
Ser lembrado é o suficiente?
Viva a experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano