Roberta Moraes Sem categoria

Traumas na Infância

Inúmeras crianças têm sofrido traumas. Quando tornam-se adultos carregam consigo as dores destes traumas para o resto da vida. Às vezes são vítimas de violência dentro do próprio lar, abandono, abusos de todos os tipos e humilhações que, podem até não trazer muitas marcas físicas, mas sim psicológicas e emocionais.

Quando crianças, temos inocência e submissão total por nossos pais. Infelizmente, às vezes, a confiança e amor que uma criança deveria receber de seus pais não existe, ou com o passar do tempo passa a não existir.

O mais difícil é conviver com estes traumas. Então ergue-se um muro em volta e vive-se uma batalha para conseguir superá-los.

Ouvimos a palavra trauma no dia a dia, normalmente usada quando alguém passa por uma situação difícil como um assalto por exemplo,  ouvimos que esta pessoa ficou traumatizada. Talvez estas pessoas estejam usando o termo trauma para contar que passaram por um momento que a tenha abalado emocionalmente.
Quando este abalo deixa marcas que causam prejuízos emocionais podemos avaliar a possibilidade de Transtorno do stress pós traumático – TSTP.
A palavra trauma  foi absorvida da física, onde trauma  se refere à pressão que os materiais sofrem.
images (3)
Porque alguns ficam traumatizados com coisas que não abalam outros?
Algumas pessoas podem ser mais sensíveis que outras. Algumas tem esta característica desde que nasceram, outras se tornaram sensíveis ao decorrer da vida, talvez devido a situações que tenham vivido.
Traumas podem influenciar no sentido de impedir de fazer coisas que seriam benéficas, como por exemplo deixar de viajar pois esta pessoa passou por sofrimentos durante viagens anteriores.

 

REFERÊNCIAS

ABC Psicologia & Pedagogia

Outros posts deste autor
COMO A MEDICINA DA DOENÇA FUNCIONA
Acompanhamento Psicopedagógico
Doença Psicossomática
AMARGURA
INVEJA ou CIÚMES?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano