Gabriel Ferrari

Você usa a internet que está pagando?

velocidad da internet jornal ciadde rio claro

Eu acho difícil nos dias de hoje qualquer pessoa não estar utilizando a internet.

Muitos usuários estão conectados o dia todo através dos dispositivos móveis apenas para visitar as redes sociais, principalmente o Facebook. Quem não tem esse apetite por internet acaba precisando utilizar por necessidades profissionais.

Em virtude disso, é muito comum as pessoas terem um link de acesso à internet em suas casas. Resta saber se a velocidade contratada está sendo entregue como o informado por sua operadora.

velocidade_internet_5

 

De acordo com a lei

Desde 1º de novembro de 2013 a velocidade mínima obrigatória entregue ao usuário subiu para 30% do contratado. Isso quer dizer que se você contratou 1MB para a sua casa( que é em média 1000Kb), a operadora deve estar fornecendo o tempo todo, no mínimo 300 Kb. A determinação é da agência nacional de telecomunicações (ANATEL). Ainda, a média mensal deve ser 70% do contratado ou seja, para esse mesmo 1MB a média do mês deve ser 700Kb.

 

Teste sua internet

Para saber qual a velocidade entregue pelo seu plano, você pode realizar um teste utilizando a ferramenta da OOKLA. A Ookla é líder global em teste de velocidade de banda larga e aplicativos de diagnóstico de rede baseados na Web.

teste sua velocidade

Imagem da ferramenta de teste da OOkla

 

 

Passo a Passo

Antes de utilizar, feche outras janelas do navegador,pare de navegar em outros sites e não carregue vídeos do youtube. Isso pode afetar a medição.

0 – Acesse o site de teste de velocidade ( http://www.speedtest.net/pt/ )
1 – Clique em INICIAR TESTE
2 – Durante o teste evite usar o computador. Não se preocupe, será rápido.
3 – Ao final do teste você verá na parte de cima a sua velocidade de DOWNLOAD e também a de UPLOAD.

down e up

Eu recomendo que você repita o teste clicando em TESTAR NOVAMENTE, para obter uma média dos resultados.

 

A velocidade de DOWNLOAD é a que o plano normalmente informa como sendo a sua velocidade. É ela que você usa para baixar músicas, filmes, acessar seu email,  etc. A velocidade de UPLOAD é a responsável pela capacidade de você enviar arquivos e anexos por emails. É normal que seja mais baixa que a velocidade de download.

 

Caso verifique que a velocidade esta muito abaixo dos 30% ou que a média mensal é menor que 70% do contratado, entre em contato com a operadora para reclamar. Mais importante, anote o número do protocolo do atendimento e abra um chamado na ANATEL.

 

 

Outros posts deste autor
analise do cérebro
Como melhorar em 14 segundos
Pra que defender Lula?
Sérgio Moro não é o herói
O herói não é Sérgio Moro
Quem está levando o racismo adiante?
Resolva Conflitos Como Um Mestre Zen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JCblogs Produzido por Gabriel Ferrari Mariano